Início » Brasil » Pesquisa fala sobre o uso de internet em escolas públicas
Educação

Pesquisa fala sobre o uso de internet em escolas públicas

O problema está na infraestrutura, no conteúdo digital e na falta de preparo dos professores e funcionários

Pesquisa fala sobre o uso de internet em escolas públicas
O conteúdo digital oferecido nas escolas ainda não é “pensado” de forma a ser integrado com os currículos educacionais (Foto: Pixabay)

Uma pesquisa revelou que só 7% dos alunos das escolas públicas usam a internet da escola como o local de acesso mais frequente, embora 99% dessas escolas tenham computadores e 95% delas tenham acesso à rede. O estudo analisou escolas públicas municipais e estaduais em Brasília, Curitiba, Goiânia, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Além disso, o uso das tecnologias no ensino básico brasileiro ainda está nos “primeiros estágios de desenvolvimento”, segundo o estudo.

A pesquisa, feita entre julho e setembro de 2014, é do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Columbia sobre “Aprendizagem Móvel no Brasil”. Dentre os problemas de infraestrutura, o principal deles é a baixa velocidade da internet nestas escolas. No entanto, o principal problema diz respeito à precariedade do conteúdo digital e a falta de preparo dos professores e funcionários para lidar com as novas tecnologias.

“Para que as tecnologias sejam aliadas ao ensino é preciso pensar em um tripé: infraestrutura, conteúdo digital e capacitação dos professores. Em todos eles ainda é preciso melhorar, sobretudo nos dois últimos”, disse Gustavo Azenha, diretor do centro.

Além do conteúdo digital oferecido nas escolas ainda não ser “pensado” de forma a ser integrado aos currículos educacionais, 48% dos professores da rede pública disseram ter aprendido a usar o computador e internet sozinhos, segundo o estudo. Dos 52% de professores que disseram ter feito cursos específicos, apenas 22% fizeram um curso que tenha sido oferecido pelo governo e 11% fizeram um curso oferecido pela escola.

Fontes:
O Estado de S. Paulo-Apenas 7% dos alunos usam internet nas escolas públicas

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *