Início » Brasil » Vacina da dengue só deve ser tomada por quem já teve a doença
ALERTA DA ANVISA

Vacina da dengue só deve ser tomada por quem já teve a doença

Segundo alerta da Anvisa, quem nunca teve contato com o vírus da dengue e toma a vacina pode desenvolver uma variação mais grave da doença

Vacina da dengue só deve ser tomada por quem já teve a doença
A Dengvaxia foi registrada no Brasil em 2015 e é a única vacina contra dengue no país (Foto: EBC)

A vacina contra a dengue não deve ser tomada por quem nunca teve contato com o vírus da doença. O alerta foi dado na última quinta-feira, 23, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a Anvisa, a vacina Dengvaxia, fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, pode aumentar o risco de a doença – se for contraída por quem nunca teve contato com o vírus – apresentar sintomas mais graves.

A Anvisa determinou que a Sanofi tem 30 dias para adequar a bula eletrônica e apresentar um “plano de minimização de riscos” para os novos imunizados e para quem já foi vacinado.

Em nota, o Sanofi Pasteur afirmou que “tem um compromisso de longa data com a saúde pública no Brasil, fornecendo vacinas seguras e eficazes contra poliomielite, febre amarela, meningite e gripe, bem como dengue”. “No interesse da saúde pública, continuaremos a colaborar com as autoridades sanitárias brasileiras para garantir acesso à Dengvaxia para todos aqueles que podem se beneficiar do comprovado valor de proteção contra a dengue”, disse o laboratório.

A decisão da Anvisa é baseada em um estudo feito pelo próprio laboratório. O estudo revelou que, como a vacina é feita com vírus inativado, aqueles que nunca tiveram contato com o vírus e tomam a vacina acabam entrando no grupo dos que já tiveram a doença e têm mais chances de desenvolver uma variação mais grave da doença.

A Anvisa reafirmou, no entanto, a segurança da vacina, ressaltando que reduz em 80% os casos de hospitalização e dengue grave em pessoas com histórico prévio da doença.

Em abril, a OMS já havia recomendado a vacina apenas para quem já contraiu dengue. Em novembro do ano passado, a própria Anvisa já havia divulgado uma recomendação nesse sentido, porém a nova decisão da agência de contraindicar a vacina agora tem um peso maior. Dengvaxia foi registrada no Brasil em 2015 e é a única vacina contra dengue com registro no país.

Fontes:
G1-Vacina da dengue é contraindicada para quem nunca teve a doença, diz Anvisa

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. André Vinícius Vieites disse:

    Entre as linhas de cuidado e prevenção à saúde já ofertadas, a Atenção Básica é a porta de entrada, com mais de 42 mil Unidades Básicas de Saúde (USB) com potencial de solucionar até 80% dos problemas de saúde. É agindo na prevenção, evitando o surgimento das doenças ou a evolução para estágios mais graves, quando os tratamentos são mais aflitivos para o paciente e mais onerosos para o SUS, que vamos conseguir ofertar maior qualidade de vida às pessoas.
    Sabendo que as qualificações determinantes estão entre o fazer e o querer resolver, maior quantidade de escolhas, Entre as linhas de cuidado e prevenção à saúde já ofertadas, a Atenção Básica é a porta de entrada, com mais de 42 mil Unidades Básicas de Saúde (USB) com potencial de solucionar até 80% dos problemas de saúde. É agindo na prevenção, evitando o surgimento das doenças ou a evolução para estágios mais graves, quando os tratamentos são mais aflitivos para o paciente e mais onerosos para o SUS, que vamos conseguir ofertar maior qualidade de vida às pessoas.
    EXTREMOS PREVENTIVOS.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *