Início » Brasil » Vacina da febre amarela pode proteger contra vírus da zika
ESTUDO

Vacina da febre amarela pode proteger contra vírus da zika

Vacina protegeu camundongos da infecção do vírus em laboratório

Vacina da febre amarela pode proteger contra vírus da zika
A vacina da febre amarela é usada há décadas e está disponível no mercado (Fonte: Reprodução/Arquivo/Rovena Rosa/Agência Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Oswaldo Cruz concluiu que a vacina da febre amarela pode ser eficaz contra o vírus da zika.

De acordo com os pesquisadores, a vacina da febre amarela protegeu camundongos da infecção do vírus da zika em laboratório.

O estudo, que foi divulgado na última segunda-feira, 25, “mostra que uma vacina eficiente e certificada, disponível para uso há diversas décadas, efetivamente protege camundongos contra infecção do vírus Zika”.

Agora o estudo deverá passar por um processo de revisão por pares exigido por periódicos científicos.

A busca por uma vacina contra o vírus da zika foi intensificado desde 2016, quando se comprovou que a doença, que havia chegado recentemente ao Brasil, era o motivo do surto de bebês com microcefalia e malformações neurológicas.

Como as estruturas biológicas dos vírus da zika e da febre amarela são semelhantes, os pesquisadores resolveram testar os efeitos da vacina de febre amarela em relação ao vírus da zika.

Nos testes realizados em laboratório, uma parte dos camundongos tomaram a vacina da febre amarela e outra recebeu apenas uma solução salina. Posteriormente, todos receberam injeções intracerebrais do vírus da zika.

“Sem a vacina, os mais suscetíveis morreram e os normais desenvolveram sintomas da doença. Já entre os vacinados, os suscetíveis não morreram e todos apresentaram carga viral extremamente reduzida no cérebro”, explicou um dos pesquisadores.




Fontes:
BBC - Vacina da febre amarela pode proteger contra zika, indica estudo brasileiro

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *