Início » Brasil » Vacina reduz em 88,5% o número de casos de dengue hemorrágica
Saúde

Vacina reduz em 88,5% o número de casos de dengue hemorrágica

Profilaxia também resultou na diminuição de 67% dos riscos de hospitalização, diz estudo

Vacina reduz em 88,5% o número de casos de dengue hemorrágica
No Brasil a vacina está sendo testada por 20 mil voluntários (Reprodução/Jardel da Costa/Futura Press)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um estudo publicado na última quinta-feira, 10, pela revista cientifica britânica Lancet, revelou que uma vacina contra a dengue reduziu em 88,5% o número de casos da forma hemorrágica da doença, e em 56% das formas comuns, em testes realizados em três países asiáticos. A investigação apontou ainda que a profilaxia resultou na diminuição de 67% dos riscos de hospitalização.

O estudo foi realizado pela empresa farmacêutica franco-alemã Safoni, que avaliou 10.275 crianças com idades entre 2 e 14 anos, em 12 áreas endêmicas da Malásia, das Filipinas, da Tailândia e do Vietnã. Foram administradas, no total, três doses da vacina – uma a cada seis meses- em cada um dos voluntários. Dois terços das crianças receberam a vacina e um terço delas recebeu o placebo (dose sem princípio ativo).

É a primeira vez que um ensaio atinge a fase 3, sendo aplicada em um grande número de voluntários. Essa etapa antecede a verificação do medicamento. A vacina, no entanto, não demonstrou a mesma eficácia (acima de 50%) contra todos os quatro subtipos da doença comum. Contra o subtipo 2 a vacina apresentou a menor proteção: 35%; para os subtipos 3 e 4 a imunidade alcançou os 75%; e para o subtipo 1 a eficácia foi de 50%.

Para a diretora de Saúde Pública da Safoni, Lucia Bricks, “a redução dos casos da dengue hemorrágica é de grande importância porque reduz a forma mais grave, que, embora mais rara, é mais perigosa”.

A vacina também está em fase de testes na América Latina. No Brasil, por exemplo, envolve um maior número de voluntários: 20 mil. Lucia espera que a vacina seja submetida aos órgãos reguladores dos países até o final de 2015.

Fontes:
O Estado de S. Paulo-Vacina reduz em 85% nº de casos hemorrágicos

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *