Início » Brasil » Vale se compromete a fechar barragens como a de Brumadinho
BARRAGENS A MONTANTE

Vale se compromete a fechar barragens como a de Brumadinho

'Não podemos mais conviver com esse tipo de barragem', afirmou presidente da Vale

Vale se compromete a fechar barragens como a de Brumadinho
Schvartsman informou que todas as barragens a montante ficam em Minas Gerais (Fonte: Reprodução/Valter Campanato/Agência Brasil)

O presidente da Vale, Fabio Schvartsman, disse nesta terça-feira, 29, que a mineradora pretende acabar com todas as barragens semelhantes à de Brumadinho, conhecidas como barragens a montante.

Leia também: Engenheiros que atestaram segurança de barragem em Brumadinho são presos

O anúncio foi feito após uma reunião com os ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e do Meio Ambiente, Ricardos Salles.

Ainda de acordo com o presidente da Vale, todas as dez barragens construídas com métodos semelhantes ao de Brumadinho existentes no país serão eliminadas. Schvartsman informou que todas elas ficam em Minas Gerais.

“A decisão da companhia é que, depois que esse desastre aconteceu, não podemos mais conviver com esse tipo de barragem, tomamos a decisão de eliminar com todas as barragens a montante, descomissionando todas elas com efeito imediato. Para tanto será necessário paralisar as operações de mineração em todos os sítios que estão nas proximidades dessas barragens”, ressaltou o presidente da Vale.

Schvartsman disse também que o plano foi “produzido três a quatro dias após o acidente”, e que “é a resposta cabal e à altura da enorme tragédia que tivemos em Brumadinho”.

O executivo ressaltou ainda que a Vale tinha “19 barragens com a construção a montante”, sendo que nove já tinham sido “descomissionadas”, o que significa deixar “de ser barragens. São esvaziadas ou integradas ao meio ambiente”.

O projeto, ainda segundo o presidente da Vale, será encaminhado aos órgãos federais e estaduais em 45 dias. Já as ações devem ser executadas no período de um ano a três anos. A estimativa da Vale é que sejam aplicados cerca de R$ 5 bilhões para efetivar o plano.

Fontes:
EBC - Vale anuncia que vai fechar 10 barragens semelhantes à de Brumadinho

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *