Início » Brasil » Valério cita Lula em novo depoimento e pede inclusão no programa de proteção a testemunhas
denúncia ou manobra?

Valério cita Lula em novo depoimento e pede inclusão no programa de proteção a testemunhas

Empresário condenado faz novo depoimento sigiloso e diz que, se seu pedido de proteção for aceito, poderá revelar mais informações sobre as acusações do mensalão

Valério cita Lula em novo depoimento e pede inclusão no programa de proteção a testemunhas
Marcos Valério já havia proposto um acordo de delação anteriormente (Reprodução/AE)

Condenado pelo Supremo Tribunal Federal como o operador do mensalão, o publicitário Marcos Valério enviou um fax ao STF solicitando sua inclusão no programa de proteção a testemunhas. Em troca, estaria disposto a abrir o jogo e ampliar ainda mais a rede de acusações no processo do mensalão, talvez até respingando no ex-presidente Lula e o ex-ministro Antonio Palocci. O pedido foi destinado ao gabinete do ministro Joaquim Barbosa e encaminhado para análise da Procuradoria Geral.

Valério alegou que se for incluído no programa poderá dar mais detalhes sobre as acusações. Dias antes de formalizar o pedido, o empresário havia prestado novo depoimento ao procurador-geral da República Roberto Gurgel por iniciativa própria. O depoimento é mantido sobre sigilo, mas, de acordo com investigadores, há menção a Lula, Palocci e a outras remessas de dinheiro que Valério teria enviado ao exterior, além daquelas avaliadas pelo STF.  Valério também disse ter sido ameaçado de morte e falou sobre um assunto com o qual não parecia ter ligação, o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, em 2002.

Dá pra confiar em Valério?

Visto pelos procuradores como um “jogador”, Marcos Valério já havia tentado outras manobras anteriormente. O empresário já havia proposto um acordo de “delação premiada” — novas denúncias em troca de benefícios ou redução de pena — ao ex-procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza (autor da denúncia do mensalão). O procurador recusou o pedido.

Na avaliação de procuradores, o pedido de Valério pode ser mais uma forma de o publicitário se livrar da severa pena imposta pelo STF. A pena ultrapassou 40 anos em regime fechado, mas ainda pode sofrer alterações no processo de dosimetria. Se a proposta de Valério for concretizada poderá livrá-lo da prisão, já que testemunhas incluídas no programa de proteção mudam de nome e passam a viver em local sigiloso.

O Ministério Público avaliará se abre ou não novo processo para investigar a veracidade dos dados. Roberto Gurgel ainda avalia se aceita ou não incluir Marcos Valério no programa de proteção a testemunhas.

Fontes:
Estadão-Valério cita Lula e Palocci em novo depoimento ao MPF sobre o mensalão

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

19 Opiniões

  1. Ana Lúcia Silva disse:

    TODOS OS BRASILEIROS GOSTARIA DE OUVIR O QUE MARCOS VALÉRIO TEM PRA FALAR…. TENHO IMPRESSAO QUE ELE MORRE ANTES. ELE SABE DEMAIS…

  2. leidy santos disse:

    ABRE A BOCA VALÉRIO!
    O BRASIL ESTÁ ESPERANDO A VERDADE!

  3. PC disse:

    Jogando ou não… independente de sua condenação em regime fechado, ou mesmo se existisse prisão perpétua, se Valério pediu proteção fica claro que existe a ameaça.

  4. José Maria de Resende disse:

    Concordo plenamente com o comentário emitido hoje por Ana Lúcia Silva,publicado logo abaixo.
    Quanto ao ex-presidente Lula, tenho acompanhado com muito interesse a ação do STF, apurando e punindo tudo que diz respeito ao mensalão,no qual estão envolvidos todos os participantes da terrivel quadrilha, não envlovendo entretanto o chefe e maior responsável pelo surgimento da já citada QUADRILHA, no caso o ex-presidente Lula.
    Se não existiu provas que pudessem inclui-lo como resposável mor por toda as bandalheiras praticadas pelos quadrilheiros que estão sendo julgados, como tudo aconteceu no decorrer dos dois mandatos dele, acho que,mesmo sem provas para incluí-lo entre os que estão sendo julgados, o STF deveria,pelo que já é publico e notório, dar um jeito de completar o tão meritório trabalho que estão prestando à Nação Brasileira, decretando a perda dos direitos políticos deste ex-presidente que, se não existem provas de que tenha participado diretamente das bandalheiras, se omitiu,não cumprindo seus deveres como presidente da republica que era.

  5. JOAQUIM VIEIRA disse:

    NÃO PODEMOS FAZER JUSTIÇA PELA PRÓPRIA MÃOS. E A LEI NÃO QUER FAZER PELA PRÓPRIA LEI?
    TEM QUE INVESTIGAR SIM?

  6. Áureo Ramos de Souza disse:

    Se o STF aceitar a delação de Marcos Valério e tornar-se verídica depois de ouvi-lo, aí a jurupoca vai piar.

  7. João Cirino Gomes disse:

    Isso saiu na primeira pagina, no uol (01.11.2012)

    A língua de Marcos Valério amolece na proporção direta da aproximação da cana dura. O operador do mensalão prestou depoimento à Procuradoria da República, informam os repórteres Ricardo Brito e Fausto Macedo. Deu-se em setembro, numa audiência com o procurador-geral da República Roberto Gurgel.

    Valério informou que tem o que dizer. Em troca de proteção, ele se dispõe a colaborar. Tomado pelos nomes que levou à mesa, o provedor das arcas do mensalão é portador de segredos insondáveis. Citou Lula e o ex-ministro Antonio Palocci, dois nomes que não constam do processo sob julgamento no STF.

    Contou que fez outras remessas de dinheiro ao exterior além daquelas que foram parar na conta de Duda Mendonça, o marqueteiro da campanha de Lula em 2002. Informou que foi ameaçado de morte. E insinuou que dispõe de informações sobre outro caso: o assassinato do ex-prefeito petista de Santo André, Celso Daniel, morto em 2002.

    Para prover os detalhes, Valério pede para ser incluído no programa de proteção a testemunhas. Algo que, no limite, poderia livrá-lo da cadeia. Após avistar-se com o procurador-geral, formalizou o pedido em fax enviado ao STF, conforme já havia sido noticiado no início da semana.

    Destinatário do documento, o ministro Carlos Ayres Britto, presidente do Supremo, definiu-o como “hiperlacônico”. Disse ter remetido a peça ao relator do mensalão, Joaquim Barbosa. Determinou que fosse analisada sob sigilo. Por isso, absteve-se de dar detalhes.

    Um eventual depoimento de Valério já não teria o condão de alterar os rumos do julgamento do STF. Ele já foi condenado a mais de 40 anos de prisão. Porém, suas revelações poderiam ter serventia em processos que ainda aguardam julgamento no próprio STF e na primeira instância do Judiciário. São desdobramentos do inquérito do mensalão. Há, de resto, o caso do mensalão do PSDB de Minas Gerais –uma parte corre no STF e outra na Justiça Federal, em Belo Horizonte.

    Na hipótese de Valério ser levado a sério, ele seria incluído no programa de ‘assistência a vítimas e a testemunhas ameaçadas’. Previsto em lei, assegura proteção do Estado. O ex-parceiro de Delúbio Soares teria de ser enviado a um local desconhecido. Na prática, a proteção evitaria o cumprimento da pena de cadeia.

    Dependendo do que Valério disser, a troca pode ser justificável. Primeiro porque o degredo não deixa de ser um castigo. Depois, poque o país tem o direito de conhecer os detalhes de tudo o que se passou no assombroso período de 2002 a 2005. Também merece conhecer os meandros do caixa clandestino que besuntou a malograda campanha reeleitoral do tucano Eduardo Azeredo ao governo mineiro.

  8. Luiz Mourão disse:

    Se o depoimento de Valério foi feito sob sigilo, como se sabe tais assuntos????
    Pior: como confiar no que investigadores disseram??
    Ainda pior: como confiar no que a mídia diz (todos sabemos que há partidarismos em TODA ela, incluindo o ON)???
    Nada a comentar pois é como analisar o sexo dos anjos (que não existem, é claro)…

  9. carlos otavio gama paranhos disse:

    tem que se investigar sim mesmo que os verdadeiro culpado ou cumplice seja as nossas pessoas queridas dos brasileiro a verdade tem que prevalecer .

  10. Robson Mothé disse:

    O Marcos Valério é o novo PC Farias, se ele se despuser a contar toda a verdade desse caso chamado mensalão, irá com certeza comprometer muitas pessoas influentes que não foram arroladas ao processo e que têm muito mais dinheiro em outros paraísos fiscais não contabilizados pelo STF.

  11. Glória Drummond disse:

    Finalmente! Se aceito o pedido de Marcos Valério, poderá ser o início do respingamento de lama na túnica alva daquele que permanece a quilômetros do escândalo.
    E não é sem tempo que o Cara seja acusado, deponha, tenha a origem de sua fortuna (e da família) investigada.

  12. samuel rosa lima disse:

    O Brasil precisa da verdade poque esconder que LULA tem algo á esclarecer ao povo Brasileiro Marcos Valéro tem algo á dizer á jutiça deveriá escutar. São acusações muito serias que deveria ser investigada. A crimes aontecendo e o futuro do Brasil não é nada bom. A imprença tem que ser forte para ajudar á consertar o Brasil o povo pede isso. Á um dominho do PT sobre á maquina publiça. Estamos sobre uma DITADURA SILENCIOSA. Precisamos de ORDEM E PROGRESSO. Acredito ná JUSTIÇA. O Brasil é do POVO, não de um partido comandado por um homem que faz tudo mas não sabe nada. O povo digino está revoltado. O brasil é de todos é DEMOCRATICO. Á justiça deve dar proteção á MARCOS VLERÈRIO para não haver arrependimento. O povo vai cobrar.

  13. Celi Cacique Salles disse:

    Yahoo!!!!!!!!!!!
    Era o que faltava, este cidadão devia entender que depois de tantos absurdos, ele deve este benefício à Nação, revelar tudo o que sabe, inclusive a raiz podre do mensalão, que ficou escondida. Ele precisa compreender que esta árvore que já nasceu bichada acaba de cair, acaba de morrer. Não sobrou nem um pouquinho de dignidade e respeito a si próprio e a seus concidadãos? Quer benefícios para cumprir um dever? Arre! Isto cheira a bandidagem, já não chega? Acorda Valério! Você não vê que neste momento o seu mentor, seu Guru, e todos os outros companheiros e companheiras fugiram do barco furado e você está sozinho? Aproveite o momento e lave a nossa alma, antes que seja tarde demais para você. Pois você sabe como ninguem, do que eles são capazes. Bom, pense nisto!

  14. Isvaldo Cardoso disse:

    Diante das denuncias e apurações ocorridas no STF sobre o Mensalão parece inadmissivel que o ex-presidente Lula não tenha pactuado com o esquema ou no mimimo não teve pulso forte para com seus comandados deixando o esquema corre solto. Creio que amedida que forem sendo condenados com penas de prisão em regime fechado não tendo mais nada a perderem sera quebreda a corrente, o pacto de proteção, o circulo em torno do ex-presidente incluindo-o no rol dos acusados, lá que é seu lugar. Lula, tem um ditado popular que diz “se corre o bicho pega se ficar o bicho come”, seu dia esta chegando.

  15. Antônio Edmilson de Castro Lima disse:

    O que pode-se observar é que a redoma de proteção do ex-presidente, está prestes a romper e portanto é bom que o Procurador Geral da República, peça também desse cidadão, o seu passaporte.

  16. helo disse:

    Valério está se arriscando. O doleiro Barcelona está preso e incomunicável, a CPI do Cachoeira com a Delta responsável pela maioria das obras do PAC e do Dnit já foi calada. Se Valério falar, com as gravações que disse ter guardado e com sua participação e conhecimento maior do que a de Roberto Jefferson, os malfeitos ficarão mais às claras, o que é importante para esclarecer todos nós. Digo como Leidy, o Brasil espera conhecer toda a verdade.

  17. helo disse:

    Mourão,
    Foi o próprio Valério que rompeu o sigilo. Virão outros Valérios e novas investigações. As instituições, apesar de lentas, parecem estar funcionando. A propósito, investigador não diz nada. Investigar é perguntar e quem diz ou fala são os réus, as testemunhas e os indícios ou provas. Até a CPI o mensalão estava como o sexo dos anjos.

  18. ilio borges de araujo disse:

    O Lula sempre disse não saber de nada, não acredito que não saiba, é inadmissível que a quadrilha tenha agido dentro do Planalto sem o seu conhecimento, basta ver o esforço dele para desacreditar as acusações. O povo brasileiro precisa saber toda a verdade a Justiça precisa dar toda a condição ao tal Valério para ele abrir a boca e entregar o que sabe, isso precisa ser passado a limpo.

  19. Laura F disse:

    Bem, quem bem sabe do envolvimento do lula são os, como ele mesmo trata, seus (companheiros) .Por acaso alguem pelo menos investigou as riquezas que o ex-presidente acumulou nos ultímos anos, claro que no nome do ou dos filhos? O que parece é que os pensam que a população étotalmente desligada dos acontecimentos.Tá na cara que o tal tem culpa, para mim o chefe é ele.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *