Início » Brasil » Valério pode ajudar a entender caso Celso Daniel
Crime comum ou político?

Valério pode ajudar a entender caso Celso Daniel

Promotor acredita que investigações podem receber um 'empurrão' graças ao empresário, que talvez ajude a ligar 'pontas soltas' e reforçar provas

Valério pode ajudar a entender caso Celso Daniel
Celso Daniel foi morto a tiros em janeiro de 2012 (Fonte: Reprodução/AE)

O empresário Marcos Valério, condenado a mais de 40 anos de prisão no julgamento do mensalão, pode ajudar a “juntar as peças” do caso Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André assassinado em janeiro de 2002, reforçando ações que já correm na Justiça e também sustentando a abertura de novos processos.

Leia também: Depois do mensalão, STF decidirá sobre Celso Daniel
Leia também: Irmão de Celso Daniel conta detalhes sobre crime

O promotor Roberto Wider, responsável pela promotoria criminal de Santo André, acredita que as investigações podem receber um “empurrão” graças a Valério, que talvez ajude a ligar “pontas soltas” e reforçar provas.

A revista Veja revelou na última semana que Valério disse em depoimento à Procuradoria-Geral da República que o empresário Ronan Maria Pinto, que era ligado a Celso Daniel, estaria chantageando o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, para que o seu nome e o do ex-presidente Lula não fossem envolvidos nas investigações sobre a morte do ex-prefeito de Santo André.

Promotor diz que não tem preconceito em ouvir Valério

O Ministério Público, que aposta na tese de crime político, acredita que o empresário participava do esquema de corrupção em Santo André durante a gestão de Celso Daniel. Gilberto Carvalho, por sua vez, foi secretário de Comunicação e posteriormente de Governo da Prefeitura de Santo André entre 1997 e 2001.

Em entrevista à Veja, o promotor Roberto Wider disse que não tem preconceito em ouvir o empresário Marcos Valério. “Ele pode ter sido condenado a 40 anos de prisão, pode estar desesperado, mas só vamos saber se o que ele disse ou pode dizer vale alguma coisa se formos ouvi-lo”.

Os promotores também querem entender o motivo da grande quantidade de anúncios publicitários de estatais pagos ao jornal Diário do Grande ABC, que pertence a Ronan, durante o governo Lula. Com uma pequena tiragem, o jornal recebeu de estatais entre janeiro e maio de 2005 valores em publicidade dignos dos maiores jornais do país.

Fontes:
Veja - Uma década depois, Marcos Valério pode juntar as peças de um crime que assombra o PT

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

15 Opiniões

  1. anísio disse:

    O jornal de Ronan, mas também o de Gushiken receberam publicidade chapa branca invejável.
    Quanto ao assassinato, o número de mortes, o desencontro das informações com a família do prefeito, os premiados ministérios para ex-companehira Miriam Belchior e seu irmão Gilberto Carvalho, o delegado do caso Marcelo Sato, marido de Lurian, filha do Lula, o suicídio do legista, as mortes das testemunhas,um enredo sinistro, qualquer esclarecimento é importante.

  2. Carlos U. Pozzobon disse:

    Não só o assassinato de Celso Daniel não fecha, como os envolvidos que foram igualmente assassinados também não fecha.. Que se trata de morte encomendada, não resta dúvida. Somente nestes casos é que se contrata um assassino para depois dar cabo dele. E a evidência disso foi o fato de ter acontecido com todos os envolvidos em uma articulação serial. Mas quem mandou matar os assassinos ou testemunhas? No mundo do crime comum isto não acontece.

  3. PC disse:

    Esse é o submundo petralha, que veio a tona por incompetência do teu patrão.

  4. tatiane disse:

    Que nojo de toda esta história. Nojo e revolta!

  5. Lino Guedes Pires disse:

    Se o Marcos Valério vier a ser assassinado, muita coisa ficará esclarecida, mais ainda do que se ele houvesse delatado.
    No final das contas, o crime dá nisso.

  6. adalberto s. oliveira disse:

    é, deram 40 anos de prisão para o revolver e 2 anos para quem puxou gatilho.cadê justiça.
    grato
    adalberto
    ps; osmentores sairam impune discaradamente.

  7. João Cirino Gomes disse:

    É petralhas a coisa tá feia a coisa ta preta: Quem não for filho de Deus, tá na unha do capeta!

    Daqui a pouco Lula aparece dizendo que Celso Daniel não morreu!

  8. jose roberto amorim disse:

    Tem tambem o Banco central do Ceara

  9. Roberto disse:

    Agora provavelmente com a revelação do Sr Marcos Valerio, vamos chegar aos criminosos do prefeito Celso Daniel que estão circulando no palacio do planalto livres impunes,e são blindados pelo governo que não querem deixa-los ir julgamento.

  10. Maria das Dores Souza disse:

    Marcos Valério, pode até está desesperado, mas pelo andar da carroagem dá para perceber que sabe coisas que muita gente não gostaria de ouvuir.

  11. Joaquim Caldas disse:

    “PT sofisticada organização criminosa”. Partidos políticos são associações autárquicas de direito público interno.Todos os seus representantes legais respondem pelos atos do Partido.E por que o Lula não tá nessa?

  12. ilio borges de araujo disse:

    São fatos acontecidos e muito importantes. A morte de Celso Daniel e Toninho do PT , em Campinas permanecem de forma obscura e sempre muito misturada com esse povo do PT. Agora com a condenação dos envolvidos do mensalão mostra que pode estar aí uma das maiores quadrilhas criminosa de nosso país.

  13. maria de Lourdes de jesus disse:

    Eu não entendo o porque tudo que acontece de ruim o povo insiste em tentar colocar o nome de Lula no meio. gente se tudo isso esta sendo descoberto é porque Lula no seu governo Lula deu autonomia para e investigar e prender aqueles que se utilizam do Estado para vantagens próprias. gente Lula foi um dos maiores presidente da historia do Brasil .

  14. maria de Lourdes de jesus disse:

    Eu não entendo o porque tudo que acontece de ruim o povo insiste em tentar colocar o nome de Lula no meio. gente se tudo isso esta sendo descoberto é porque Lula no seu governo deu autonomia para investigar e prender aqueles que se utilizam do Estado para vantagens próprias. gente Lula foi um dos maiores presidente da historia do Brasil .

  15. Elisa disse:

    Maria de Lourdes, querida. Esta claro. Papai Noel, em quem acreditas, vai chegar e trazer uma boneca de louça para ti. Tu mereces. Congratulations.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *