Início » Brasil » Veja os países que já divulgaram as metas de corte de emissão de gases estufa
Aquecimento global

Veja os países que já divulgaram as metas de corte de emissão de gases estufa

Brasil ainda não anunciou sua meta, mas alguns dos maiores poluidores mundiais já divulgaram o percentual de emissões que pretendem reduzir até 2030

Veja os países que já divulgaram as metas de corte de emissão de gases estufa
A ONU espera que todos os países participantes apresentem suas metas até outubro (Foto: Pixabay)

Brasil, Índia e Austrália estão entre os maiores emissores de gases estufa que ainda não apresentaram suas metas de redução de emissão para a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP-21).

Este ano, a conferência ocorrerá em Paris, de 11 de novembro a 30 de dezembro. A ONU espera que todos os países participantes apresentem suas metas até outubro. Nesta quarta-feira, 10, o New York Times divulgou uma lista dos países que já anunciaram suas metas. Confira abaixo:

Estados Unidos: 

Segundo maior poluidor mundial, os EUA planejam cortar, até 2025, de 26% a 28% suas emissões de gases estufa. A meta representa uma redução de 14% a 17% em relação à década de 1990.

China: 

Maior poluidora mundial, a China se comprometeu a entregar sua meta até o final de junho. No entanto, em novembro do ano passado, em uma viagem aos EUA, o presidente Xi Jinping afirmou que vai cortar emissões até 2030. Alguns analistas afirmam que antes disso, a China chegará ao auge das emissões.

Para ser capaz de reduzir os gases estufa, a China precisará reduzir sua dependência de carvão para gerar energia. O carvão é o combustível fóssil mais poluente que existe.

União Europeia: 

Juntos, os 28 países que compõem o bloco europeu representam a terceira maior fonte de emissão de gases estufa do mundo. O bloco se comprometeu a cortar, até 2030, 40% suas emissões em comparação à década de 1990.

Metade desse compromisso já foi cumprida. O bloco já cortou 20% de suas emissões. Fontes de energia limpas, como a solar e a eólica, já correspondem a 15% do total usado pelo bloco, que espera elevar esse percentual para 27% nos próximos 15 anos.

Rússia: 

A Rússia é a quarta maior emissora mundial, atrás de Índia, EUA e China. O governo de Moscou anunciou que pretende reduzir entre 25% e 30% suas emissões até 2030, em comparação com a  década de 1990.

Japão: 

O Japão é o quinto maior emissor de gases estufa. O país ainda não apresentou oficialmente sua meta de redução à ONU, mas já anunciou que pretende cortar 26% de suas emissões até 2030. O Japão também pretende voltar a usar energia nuclear, construindo usinas mais seguras que as de Fukushima, palco do desastre nuclear de 2011.

México: 

O México se comprometeu a reduzir em 25% suas emissões até 2025. O país afirmou que pretende subir a meta para 40%, caso receba ajuda tecnológica e financeira dos países ricos.

Canadá: 

Apesar de ter assinado o Protocolo de Kioto em 2007, o Canadá ainda é visto como um país atrasado nas questões climáticas. O governo canadense afirmou que até 2030 reduzirá as emissões em 30%, em comparação com o ano de 2005.

Fontes:
The New York Times-What Countries Have Offered for Paris Climate Agreement

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *