Início » Brasil » Vendas de smartphones sobrevivem à crise econômica
A pleno vapor

Vendas de smartphones sobrevivem à crise econômica

Em relação ao primeiro trimestre de 2014, a venda do produto aumentou 34%, enquanto a média do setor de eletrônicos em geral faturou 8% a menos

Vendas de smartphones sobrevivem à crise econômica
Os consumidores estão dando prioridade para a compra dos smartphones (Reprodução/Pixabay)

A atual crise econômica fez despencar as vendas de produtos de alto valor, como geladeiras, lavadoras, televisores, carros e até imóveis. No entanto, um levantamento da empresa de pesquisa GKF apontou que as vendas de smartphones fez o caminho oposto: cresceu.

Em relação ao primeiro trimestre de 2014, as vendas de smartphones no país aumentou 34%, enquanto a média geral do setor de eletrônicos faturou 8% menos. As lojas de eletroeletrônicos deixaram faturar cerca de R$ 2 bilhões durante esse período.

Com o dólar diretamente atrelado ao custo de produção de um smartphone, a alta do câmbio teve impacto no preço final dos produtos, mas não inibiu as vendas. Atraídos pela funcionalidade do smartphone, os consumidores estão dando prioridade para a compra do produto.

Em contramão às demissões nas fábricas de eletrodomésticos de linha branca, o diretor de vendas da Motorola Mobility, Marco Arruda, conta que desde o fim do ano passado a fábrica de Jaguariúna, no interior do estado de São Paulo, funciona em três turnos. A empresa também está contratando 200 engenheiros para expandir a área de desenvolvimento e pesquisa.

De acordo com o levantamento da GKF, nove de cada dez celulares vendidos são smartphones. Mas dados preliminares da GKF, que incluem o mês de abril, mostram que o crescimento nas vendas de smartphones já foi mais acelerado. Entre janeiro e abril deste ano, o avanço foi de 29,5%, enquanto no primeiro trimestre do ano passado o crescimento foi de 34%.

Fontes:
Estadão-Smartphones são exeção na crise

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *