Início » Brasil » Venezuela causa crise entre Câmara e Itamaraty
Coluna Esplanada

Venezuela causa crise entre Câmara e Itamaraty

Parlamentares acusam o Itamaraty de boicotar há mais de dois meses uma tentativa de visita de uma comitiva ao país vizinho

Venezuela causa crise entre Câmara e Itamaraty
Grupo de deputados é capitaneado por Raul Jungmann (Fonte: Reprodução/Coluna Esplanada/blogs.ne)

O tempo fechou feio entre um grupo de deputados capitaneados por Raul Jungmann (PPS-PE) e o Ministério de Relações Exteriores. Membros da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional querem convocar o chanceler Mauro Vieira para explicar a neutralidade do governo brasileiro sobre a instabilidade política na Venezuela. Os parlamentares acusam o Itamaraty de boicotar há mais de dois meses uma tentativa de visita de uma comitiva ao país vizinho, e atacam o diretor da assessoria parlamentar do MRE, Pedro Bório. Procurada, a assessoria do Itamaraty não se pronunciou.

Ditadura civil

O clima é tenso com a greve de fome de Leopoldo López, presidenciável opositor de Maduro detido há meses acusado, sem provas, de complô contra o governo.

Prévia

Mês passado a crise foi com o Senado, que barrou sabatina de novos embaixadores enquanto o Itamaraty não divulgasse dados sobre gastos, o que ocorreu dois dias depois.

No chão

Para piorar o cenário, na segunda à noite, o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) acusou o governo de Nicolás Maduro de desautorizar ida de comitiva com avião da FAB.

Brasil sedentário

O Ministério do Esporte divulga na próxima terça, no SESC Tijuca no Rio, a pesquisa nacional inédita sobre a prática de esportes e atividades físicas, conforme adiantamos há dois meses. Acredite: metade da população está sedentária. As mulheres em cenário pior.

Mais Quadras

A radiografia da prática de esportes no País que sediará os Jogos 2016 vai nortear ações do ministério: em quê e onde investir — o ministro George Hilton vai distribuir numa revista de 40 páginas para escolas, universidades e secretarias de governo.

Frente dos BRICS

A Frente Parlamentar da Gestão Pública promoverá intercâmbio com Parlamentos dos BRICS. O presidente da Frente, deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP), representou o grupo em visita da comitiva do Brasil a Moscou, onde fez as tratativas no Fórum.

Descarbonização

‘Descarbonização’ passou a ser a mais citada pela ministra Izabella Teixeira (MMA). ‘O Biodiesel terá participação na descarbonização e poluição no País? Qual?’

No ar

Um detalhe, a GOL é pioneira e ainda única companhia aérea brasileira a realizar parte de seus voos com biocombustível.

Lulinha 2.0

O ex-presidente Lula faz media training. Para voltar a ser o Lulinha Paz e Amor de 2002, agora com vistas a 2018. O primeiro teste deu certo, foi no congresso do PT. Discursou com surpreendente calma, porém com ironia, ao citar jornais e crise no setor.

Má notícia

Aliás, ontem, para alegria do Lula, o portal dos Jornalistas divulgou a conta: mais de mil profissionais demitidos em 50 redações nos últimos meses. Mas por conta da crise, não de incompetência de gestão. Já a gestão do Governo federal…

Coldre no divã

A direção da Central dos Sindicatos do Brasil descobriu que só existem 14 psicólogos e 13 psiquiatras para atender todos os setores da PF, com 3 mil servidores. A Federação dos policiais cita que nos últimos três anos pelo menos 20 agentes se suicidaram.

Jovens & Poder

Mais sobre a PEC que reduz para 29 anos a idade mínima para governadores e senadores. Conta uma raposa que, ao conhecer Fernando Collor eleito presidente, Jânio Quadros o achou muito jovem para o maior cargo do País. Collor lembrou que Jânio também tinha 41 quando assumiu. ‘E você viu no que deu!’, finalizou o velho.

Janela para gênero

A Câmara analisa a emenda aglutinativa 37, que cria cota para mulheres no Congresso, como último ponto da reforma política. Um gaiato soltou esta na reunião de líderes: ‘Só passa se também houver ‘janela’ para troca de sexo’.

Jeitinho

A ‘janela’, artifício usado em ocasiões anteriores, é o bordão usado no Congresso como brecha legal para troca de partidos sem risco de perder o mandato.

Ponto Final

Até tu, Vaticano? Repórter perdeu credencial por ‘furo’ sobre encíclica papal.

Com Equipe DF, SP e Nordeste

4 Opiniões

  1. Ludwig Von Drake disse:

    Assim como no Brasil, o povo venezuelano também vem escolhendo seus líderes livremente (hummm!). Os fatos estão demonstrando que tem, reiteradamente, optado pelos piores. Aqui se faz aqui se paga.

  2. Vitafer disse:

    Por quê D-us, olbe?

  3. olbe disse:

    O que está acontecendo na Venezuela e sem que o governo brasileiro faça alguma coisa, é uma pouca vergonha. O povo venezuelano saiu às ruas em massa contra as medidas daquele senhor Maduro de simplesmente mandou prender quem lhe fazia oposição. As mulheres destes presos vieram ao Brasil pedir ajuda para nossa PresidentA e contar o que se passa lá. Eles não recebem visitas, seus filhos estão crescendo sem os pais, estão fazendo greve de fome e ela como PresidentA amiga da Venezuela, poderia ajudar…mas Dilma SIMPLESMENTE NÃO AS RECEBEU…Rezo pedindo a D-us que esta comitiva seja recebida e que tudo possa acabar bem porque depois que eles morrerem não adianta lamentar mas com certeza Dilma terá estes mortos na sua consciência…

  4. Plinio disse:

    Aécio para presidente da Venezuela…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *