Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
As novas imagens divulgadas da queda do avião, em que estava Eduardo Campos, reforçam a hipótese de que o piloto pode ter se desorientado. O avião caiu em um ângulo acentuado, em alta velocidade e não parecia estar pegando fogo no ar, conforme algumas testemunhas relataram.
Leia também: Novas imagens do momento da queda do avião de Eduardo Campos são divulgadas
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, as imagens vão ao encontro da possibilidade de “desorientação espacial”, que é a principal suspeita da Aeronáutica, conforme relataram militares. Ainda há várias dúvidas a serem respondidas pelas investigações, como por exemplo, se o avião estava em posição normal ou invertida quando caiu.
De acordo com a Aeronáutica, o vídeo só foi visto por meio da imprensa, por isso tenta conseguir imagens mais nítidas.
Falha humana
A hipótese de falha humana considera três possibilidades. A primeira é de “desorientação espacial”, quando o piloto perde a noção da posição do avião em relação ao solo e dá um comando errado.
A segunda é de que o avião entrou em “estol”, quando o piloto perde o controle do avião, o que pode ter ocorrido diante de uma redução excessiva da velocidade, com o mau tempo e o teto baixo ou ainda ter sido causado pelo recolhimento do flap, contrário ao manual do fabricante, para arremeter em alta velocidade, perdendo aerodinâmica e o controle do voo. Como o avião estava em altitude baixa, não permitiu corrigir o “estol”.
Já a terceira hipótese seria a combinação dos dois fatores: desorientação espacial seguida de estol.
Fontes:
Folha de S. Paulo -Vídeo reforça hipótese de que piloto se desorientou