Início » Brasil » Vinte e cinco por cento dos brasileiros desconhecem que pagam impostos no dia a dia
Pesquisa

Vinte e cinco por cento dos brasileiros desconhecem que pagam impostos no dia a dia

Pesquisa contou com a participação de 1.200 pessoas em 72 municípios do país

Vinte e cinco por cento dos brasileiros desconhecem que pagam impostos no dia a dia
Painel digital do Impostômetro, em São Paulo (Fonte: Reprodução/Carlos Severo/Fotos Públicas)

Uma pesquisa realizada pelo economista Christian Travassos, da Fecomércio-RJ, em parceria com o Instituto Ipsos revelou que um em cada quatro brasileiros ignora que paga impostos no seu dia a dia.

Já outros 73% disseram que sabem que pagam algum tipo de imposto no dia a dia. A pesquisa contou com a participação de 1.200 pessoas em 72 municípios brasileiros.

“Surpreendentemente, nós ainda temos um em cada quatro brasileiros que afirma não pagar impostos no dia a dia. É uma parcela minoritária, que associa imposto apenas a Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto de Renda (IR) ou Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Ele deduz que, por não pagar esses impostos, acaba esquecendo do imposto indireto”, ressalta o economista.

Entre os 73% que afirmam pagar algum tipo de imposto, 69% apontaram impostos municipais, como IPTU e taxas de iluminação e de lixo; 54% citaram impostos indiretos sobre serviços e produtos; 39% indicaram impostos estaduais; e 17% citaram impostos federais, como o Imposto de Renda.

Quando questionados sobre a incidência de impostos no momento do consumo, a percepção dos que afirmam que sabem que pagam algum tipo de imposto aumentou de 73% para até 96%.

Fontes:
Portal Exame - Um em cada quatro desconhece que paga impostos no dia a dia

1 Opinião

  1. Markut disse:

    Vale a pena ler o livro: “O Mito do Governo Gratis” – “O mal das politicas econômicas ilusórias e as lições de 13 paises, para o Brasil mudar” de Paulo Rabello de Castro.

    Sugere-se fixar o significado dessa expressão figurada, também mencionada na capa do livro:
    GOVERNO GRATIS. AQUELE QUE PROMETE DISTRIBUIR VANTAGENS E GANHOS PARA TODOS, SEM CUSTOS PARA NINGUEM; FENÔMENO POLÍTICO QUE ESTÁ NA RAIZ DO DECLÍNIO DO VIGOR DA ECONOMIA BRASILEIRA E NA ESTAGNAÇÃO DO SEU PROCESSO PRODUTIVO.

    No fim da linha, é assim que se chega a não dispor até de papel higiênico. É bom lembrar a famigerada época dos fiscais do Sarney, pois, quem não recorre ao passado, corre o risco de repetí-lo.
    E aí está, nas portas das nossas fronteiras, o exemplo da “maduríssima” Venezuela bolivariana.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *