Início » Brasil » Virgílio renasce no Amazonas
Coluna Esplanada

Virgílio renasce no Amazonas

A voz mais ferrenha da oposição ao PT lidera - ao lado de Aécio - no Amazonas, que tradicionalmente tem o voto petista

Virgílio renasce no Amazonas
Virgílio articulou uma frente suprapartidária no Amazonas, elegeu o filho Arthur Bisneto o deputado federal mais votado do Estado (Reprodução/Jose Cruz/ABr)

Derrotado no Senado em 2010, como alvo prioritário do então presidente Lula, o ex-senador Arthur Virgílio (PSDB), a voz mais ferrenha da oposição ao PT, renasceu na sua terra. Após ser eleito prefeito de Manaus em 2012, Virgílio articulou uma frente suprapartidária no Amazonas, elegeu o filho Arthur Bisneto o deputado federal mais votado do Estado e ajudou o governador José Melo (PROS) a levar a disputa para o segundo turno contra o poderoso Eduardo Braga (PMDB). Virgílio tornou-se o maior cabo-eleitoral de Aécio no Amazonas, que tradicionalmente tem o voto petista.

Leandro Mazzini é escritor e colunista do Opinião e Notícia

Herdeiro

Arthur Bisneto foi eleito com 250 mil votos. Tão à frente dos adversários que o vice-campeão de votos, Silas Câmara (PSD), obteve 166 mil votos.

Ascensão

Outro cabo-eleitoral forte na onda crescente por Aécio no Amazonas é o federal Henrique Oliveira (SDD), vice na chapa do governador Zé Melo.

Desconectados

Muitos povoados não sabem que Braga é o candidato. A distância atrapalha. Manaus fica a 5 horas de voo de Tabatinga. Para algumas cidades são até 7 dias de barco..

Vem guerra aí!

Com a justificativa de defender e apoiar Aécio Neves (PSDB) por respeito à memória de Eduardo Campos, o deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) comprou briga com a executiva nacional do PR – aliado de Dilma e Lula – e foi destituído pelo seu presidente, Alfredo Nascimento (PR-AM), da sigla em Pernambuco.

Recado do Planalto

O PT não gostou da dissidência justamente na terra de Lula e onde Dilma tenta virar o jogo. No primeiro turno, o PR liberou geral. Mas, no segundo turno desceu a chibata e a ordem é para todo mundo votar em Dilma. O partido, claro, quer manter o Ministério do Transporte e as diretorias reconquistas no DNIT.

Discurso pronto

Inocêncio está indignado e ameaça deixar o PR se a intervenção de Nascimento prosseguir. Já ensaia denunciar um golpe do manda-chuva do PR. Alega ainda que falta respeito ao saudoso Campos. Há indicativos de que o futuro governador Paulo Câmara prometeu um naco do governo ao grupo de Inocêncio.

Jatinhos

Eduardo Campos é suspeito de usar caixa 2 para pagar jatinho e colocar em nome de ‘laranjas’. A PF continua a investigação, mas agora mira o PSB, claro.

Jatinhos 2

Afeito a jatinhos desde que deixou a presidência da República, Lula tem voado num avião ora fretado pelo PT, ora emprestado por um banqueiro. Quem será?

Apoio estrangeiro

Aécio ganhou a simpatia de jornais estrangeiros. Reportagem do El Pais, por ex., rasgou elogios pela recuperação, ‘sem se apequenar quando o terremoto Marina o esmagou’.. Agora, se falasse mal….

Que feio, doutor

Pirapora (MG) não sofre apenas com a seca do belo trecho do rio São Francisco. A cidade anda envergonhada com as condenações e a prisão do ex-prefeito Warmillon Fonseca, por desvio de verbas. É aliado de Aécio, que quer distância do alcaide.

Que feio, doutor 2

Pegou mal o caso do prefeito Itamar do Prado, de Santo Antônio do Descoberto (GO), que xingou policial durante carreata porque ele parou picape cheia de gente pendurada, por perigo. O prefeito disse que conhecia sua mulher, funcionária da prefeitura, e que ela se prepare para arrumar outro emprego. A conferir.

Arrependimento

O federal Augusto Coutinho (DEM) até hoje está arrependido por não ter optado pela coligação de Armando Neto (PTB) ao governo de Pernambuco, pela qual teria reeleição garantida. Com medo de defender o PT, optou pela coligação de Paulo Câmara (PSB).

Resultado..

Como ‘ilustre desconhecido’, Coutinho  sequer foi citado nos comícios pelo governador eleito. Seu primo, Mendonça Filho, foi eleito. Coutinho, não.

WebTV

Assista no canal da Coluna no Youtube a entrevista do presidente da Federação Nacional dos Agentes da PF, Jones Leal, sobre os bastidores da corporação.

Ponto Final

Faltam 8 dias para o circo terminar seu show nas ruas.

 

1 Opinião

  1. Ludwig Von Drake disse:

    O Amazonas tem uma população muito carente, intelectual e economicamente, como indicam os próprios índices oficiais. Qualquer partido que acenar com um bolsa-família tem votos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *