Início » Brasil » Vírus da febre amarela é detectado em outra espécie de mosquito
PESQUISA

Vírus da febre amarela é detectado em outra espécie de mosquito

Ainda não se sabe se o 'Aedes albopictus' também pode transmitir a doença para seres humanos

Vírus da febre amarela é detectado em outra espécie de mosquito
'Aedes albopictus', também conhecido como tigre asiático (Fonte: Reprodução/CDC)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Uma pesquisa apresentada nesta quinta-feira, 15, pelo Instituto Evandro Chagas, órgão vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, detectou a presença do vírus da febre amarela em mais uma espécie do mosquito Aedes.

De acordo com a pesquisa, o mosquito Aedes albopictus, conhecido como tigre asiático, está suscetível ao vírus da febre amarela em área rural e silvestre. A descoberta é inédita no mundo.

Uma força-tarefa agora irá capturar exemplares do mosquito em São Paulo, no Rio e na Bahia, onde há transmissão da doença. Os mosquitos serão criados em colônias em um laboratório para verificar se também podem transmitir a febre amarela para seres humanos.

O diretor do Instituto Evandro Chagas, Pedro Vasconcelos, afirmou que, caso seja de fato outro vetor da febre amarela, há um potencial risco de um novo ciclo de transmissão da doença, o intermediário, nas Américas (esse ciclo já ocorre na África, e permite a ligação do ciclo silvestre e urbano com o ciclo rural). Vasconcelos ressaltou, no entanto, que “é precipitado fazer qualquer julgamento”.

A expectativa é de que a missão de captura dos mosquitos comece em 15 dias. Já os resultados da pesquisa devem ser divulgados em cerca de 50 dias.

Os exemplares do mosquito Aedes albopictus contaminados com o vírus da febre amarela foram capturados no ano passado nas cidades mineiras de Itueta e Alvarenga. Essa espécie de mosquito está presente em cerca de mil cidades brasileiras, principalmente em áreas rurais.

Vasconcelos explicou ainda que a presença do vírus no tigre asiático não é suficiente para garantir que ele faça parte da cadeia de transmissão, uma vez que “vários mosquitos carregam o vírus, mas não têm capacidade de transmiti-lo”.

Fontes:
Uol - Vírus da febre amarela é encontrado em mais uma espécie de Aedes

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *