Início » Brasil » Vírus que causa paralisia em crianças é descoberto em Manaus
Saúde

Vírus que causa paralisia em crianças é descoberto em Manaus

Pesquisadores da Fiocruz Amazônia que detectaram o Gemycircularvírus

Vírus que causa paralisia em crianças é descoberto em Manaus
Cheia do Rio Negro pode ter influenciado na aparição do vírus (Foto: Wikimedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Especialistas acreditam que um novo vírus que provoca paralisia em crianças pode ter surgido por conta da cheia do Rio Negro, em Manaus. O gemycircularvírus havia sido detectado no Sri Lanka e na Nicarágua, mas nunca no Brasil. O vírus foi detectado por pesquisadores do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD / Fiocruz Amazônia) na cidade.

“[Cinco, sete dias] depois de uma diarreia, algumas das crianças acometidas por esse vírus tiveram paralisia flácida dos membros inferiores”, informou Patricia Orlandi, pesquisadora da Fiocruz. A paralisia é temporária e pode durar até dez dias. No entanto, o vírus pode causar algo mais grave ainda, a encefalite, uma inflamação da membrana que envolve o cérebro. “Esse quadro, se não tratado corretamente, pode levar à morte”, acrescentou a pesquisadora.

O estudo começou em 2007, quando a Fundação Oswaldo Cruz analisou as fezes de 1.500 crianças – com, no máximo, dez anos – hospitalizadas por diarreia. O resultado revelou que 900 delas tinham vírus e bactérias simples, enquanto as outras 600 eram uma incógnita. Para descobrir o que teria causado a doença nessas 600 crianças, a Fiocruz trabalhou em conjunto com a Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. O vírus foi encontrado em seis amostras. Embora a pesquisa tenha sido feita com crianças, adultos também podem ser vítimas.

Em áreas sem saneamento básico, o risco de infecção é maior. A pesquisadora responsável pelo estudo acredita que o gemycircularvírus só não foi encontrado antes no Brasil porque o tratamento é o mesmo utilizado contra a diarreia normal.

 

Fontes:
G1-Novo vírus que provoca paralisia em crianças é descoberto em Manaus

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *