Início » Brasil » Vivendo e aprendendo: o que fazer em Ilhabela
Turismo

Vivendo e aprendendo: o que fazer em Ilhabela

Localizada no litoral norte do estado de São Paulo, Ilhabela tem uma grande variedade de programas e passeios, que incluem muita praia, cachoeiras, clubes, festas, bares e restaurantes

Vivendo e aprendendo: o que fazer em Ilhabela
Ao todo, Ilhabela tem mais de 40 praias (Reprodução/Guta C.)

Pode parecer óbvio, mas as dicas do que fazer em Ilhabela não ficam só em “ir para para a praia”. Um dos grandes segredos e atrativos da ilha, localizada no litoral norte do estado de São Paulo, é exatamente a grande variedade de programas e passeios que incluem muita praia, mas também cachoeiras, clubes, festas, bares e restaurantes legais.

Dessa forma, não importa quantos dias você for ficar (um final de semana, feriado prolongado ou até mesmo umas férias), aqui vão dicas essenciais para ver, e o que fazer em Ilhabela, seja durante o dia, ou de noite. Vambora!

O que fazer em Ilhabela durante o dia

1) Visitar as melhores praias de Ilhabela

Começamos pelo básico: visitar as melhores praias de Ilhabela. A ilha tem uma parte voltada para o continente e outra para o Atlântico. As praias do continente são bem calmas, ótimas para o banho, porém bem cheias. As voltadas para o oceano aberto tem mar mais agitado, porém são mais selvagens e tranquilas. Considerando a Vila (o centro de Ilhabela), como ponto de referência do lado continental, quanto mais ao extremo, mais bonita e gostosa é a praia. Ao todo são mais de 40.

Praia do Sino Ilhabela

stand up paddle Ilhabela

Praia dos Castelhanos - Ilhabela

 2) Visitar as cachoeiras

Dizem que são mais de 300 cachoeiras por toda ilha, mas algumas das maiores, mais gostosas para o banho e de fácil acesso são:

CachoeiradoGato_-Lucimap

Cachoeira do Gato: a maior da ilha, com 80 metros de altura e uma queda mais forte de 15 metros. É acessada via Praia dos Castelhanos. 

Cachoeira dos Três Tombos: o maior queda tem 20 metros de altura. O acesso é um dos mais fáceis de toda ilha, sem necessidade de trilha: com carro, numa entrada indicada um pouco antes da Praia da Feiticeira, no litoral Sul.

3) Aproveitar um Clube de Praia

Além do DPNY Beach Club, há o Sea Club Ilhabela, que, diferentemente do primeiro, funciona somente como clube de praia. O forte dele são as festas aos finais de semana, sendo a Sunset a mais famosa. O horário imita os clubes e festas de praia da Europa, indo das 14h até as 22h. Os ingressos podem incluir ou não consumação. Fica na praia do Saco da Capela, sendo possível ir até a pé desde a Vila. Tudo começa relaxando na piscina e depois todos acabam dançando, por isso vale levar uma roupa ou saída de praia mais legal para a noite.

sea_club1

4) Onde é melhor almoçar e passear na Vila

Vila de Ilhabela

Se você não estiver afim de comer algo numa barraca de praia, outra opção para o dia é almoçar num dos bons restaurantes da vila. Como nem tudo fica aberto durante o dia (lojas e restaurantes) os mais legais para visitar nessa hora, e com melhor custo-benefício (qualidade da comida x preço) são: Cheiro Verde, Manjericão, Copacabana Beer, Creperia N’Areia e o com nome mais condizente da ilha, a Borrachudo Sanduicheria (que ao contrario do que parece foi um dos pouco lugares que não teve ataque dos mosquitos rsrs..).

Por do sol em Ilhabela

Outro passeio gostoso, especialmente para refrescar, é ir numa das sorveterias na vila, como a mais simples, porém deliciosa, Rocha e a mais arrumadinha Gelateria Tradizionale. O final de tarde e pôr-do-sol na Vila também valem muito a pena, especialmente no píer ou se acomodando num dos bancos da praça principal voltados para o mar.

O que fazer em Ilhabela durante a noite

OquefazeremIlhabela_BlogVambora

Ao contrário das badaladas praias do litoral norte, como Maresias, o agito em Ilhabela acontece mesmo durante o dia e nos finais de semana, nos clubes de praias. De noite, a ilha tende a ser mais tranquila, com opções de bares e restaurantes para aproveitar e relaxar. Seguem aqui alguns dos mais famosos e que gostamos mais de experimentar:

Bares: Bar SP, La Torre e Irish Pub, sendo o último com música ao vivo praticamente todos os dias da semana.

Restaurantes mais requintados para jantar: Tróia (do DPNY Beach Hotel), Marakuthai, O Caminho da Pizza e Famiglia Manzoli. Os citados acima para almoço também abrem de noite e são uma opção mais econômica para o jantar.

Dicas finais:

Ande sempre com repelente aonde quer que você vá, em qualquer hora do dia (inclusive à noite). Os mosquitos borrachudos da ilha são impiedosos e atacam mesmo a qualquer sinal de descuido. A mordida é feia (fica inchada), dolorida e demora a sair, por isso, repelente a toda hora, o dia todo!

Na alta temporada os preços dos bares e restaurantes são caros, quase equivalendo com os valores da capital São Paulo. Viaje tendo consciência disso.

Com todas essas informações só resta uma coisa: vambora então para Ilhabela!

*Guta C. escreve no blog Vambora, parceiro do Opinião e Notícia.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *