Início » Brasil » Votação de impeachment pode ocorrer três dias antes das Olimpíadas
JOGOS OFUSCADOS

Votação de impeachment pode ocorrer três dias antes das Olimpíadas

Além do surto de zika, da poluição e do aumento da violência no Rio de Janeiro, outro fator pode ajudar a minar os Jogos: a votação do impeachment

Votação de impeachment pode ocorrer três dias antes das Olimpíadas
As Olimpíadas do Rio vêm sendo minadas por vários fatores (Foto: Wikipedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

As Olimpíadas do Rio de Janeiro estão sendo ofuscadas pela crise política no Brasil. E o cenário pode ficar ainda pior para os Jogos.

Segundo o senador Antonio Anastasia (PSDB-SP), a votação final sobre o impeachment de Dilma Rousseff no Senado está prevista para o dia 2 de agosto, três dias antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos, marcada para o dia 5 de agosto.

As Olimpíadas do Rio vêm sendo minadas por vários fatores: o surto de zika, problemas no orçamento da cidade, severa poluição nas águas onde ocorrerão disputas, fraca venda de ingressos para jogos e o aumento da preocupação com a violência.

A votação de um processo tão crítico como o impeachment pode gerar a situação temida por mais de 100 chefes de Estado e governadores estrangeiros. Além disso, seria mais uma situação embaraçosa para um país que atravessa a pior recessão desde a década de 1930.

O evento de abertura ocorrerá no estádio Maracanã. Na cerimônia, não haverá um discurso presidencial. A fala ficará a encargo do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Nuzman.

Analistas afirmam que é possível que a votação leve mais tempo e ocorra em setembro. Isso porque, além da votação no Senado, haverá o posicionamento do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Ricardo Lewandowski. Além disso, Dilma, que prometeu resistir até o fim, deve tentar atrasar o processo de votação.

No entanto, mesmo se a votação for adiada para setembro afetará as Olimpíadas, já que os Jogos Paraolímpicos estão marcados para ocorrer do dia 7 a 18 de setembro.

Fontes:
The New York Times-Final Vote on Impeachment Could Come 3 Days Before Olympics

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *