Início » Brasil » Xanxerê: tornado atinge mais de 10 mil pessoas em Santa Catarina
Santa Catarina

Xanxerê: tornado atinge mais de 10 mil pessoas em Santa Catarina

Duas pessoas morreram e pelo menos 120 ficaram feridas

Xanxerê: tornado atinge mais de 10 mil pessoas em Santa Catarina
O fenômeno durou cerca de três minutos, mas deixou um rastro de destruição (Divulgação/Defesa Civil de Santa Catarina)

Um tornado que atingiu o município de Xanxerê, em Santa Catarina, de 47 mil habitantes, na tarde desta segunda-feira, 20, afetou mais de dez mil pessoas. O fenômeno durou cerca de três minutos, mas deixou um rastro de destruição.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, duas pessoas morreram e pelo menos 120 ficaram feridas. Mais de mil pessoas estão desabrigadas e pelo menos 2.600 imóveis foram afetados.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o tornado foi formado por ventos “fortes e severos” que podem ter chegado a 250 km/h.

Equipes de socorro relataram um cenário de guerra após a passagem do tornado. Inúmeras árvores, paredes e postes caíram, vidros quebraram e residências ficaram destelhadas. Um imóvel chegou a se arrastado por 20 metros.

O prefeito de Xanxerê, Ademir José Gasparini, assinou nesta terça-feira, 21, o decreto de calamidade pública. O governador Raimundo Colombo deve homologar o pedido nesta quarta-feira, 22. Desta forma, a cidade deve receber ajuda dos governos estadual e federal para reconstruir os locais afetados. Os moradores ainda enfrentam falta de água, alimentos e luz.

Fontes:
Uol - Mais de 10 mil pessoas foram atingidas por tornado em Xanxerê

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *