Início » Cultura » África do Sul conquista sua independência
Nesta data

África do Sul conquista sua independência

No dia 31 de maio de 1961, o país africano deixa de ser colônia britânica

África do Sul conquista sua independência
A Guerra dos Bôeres foi determinante para o surgimento da África do Sul (Reprodução/Internet)

A África do Sul começou a ser desenhada com a chegada dos holandeses, mais precisamente a Companhia Holandesa das Índias Orientais na região do Cabo da Boa Esperança, em 1652. Lá, eles fundaram uma colônia que, no fim do século XVIII, já tinha uma população de 15 mil habitantes.

Em 1795, os bôeres ou africâner, como eram conhecidos os colonizadores holandeses, tentaram estabelecer, sem sucesso, uma república independente. Vinte anos depois, a Grã-Bretanha, com cerca de cinco mil colonizadores ingleses, apoderou-se da Colônia do Cabo. Em 1883, com a libertação dos escravos, 12 mil africâners fizeram a “grande jornada” pelo norte e leste do território tribal, no qual estabeleceram-se e criaram as repúblicas Transvaal e Estado Livre de Orange.

Nos anos de 1899 a 1902, ocorre a Guerra dos Bôeres, na qual os ingleses entraram em confronto com os colonos holandeses e franceses da região por causa das minas de diamantes que foram descobertas. Vencedores, os ingleses passam a tomar conta da maior parte do território, o que leva à união, em 1910, das antigas colônias do Cabo e Natal com as novas repúblicas (Orange e Transvaal), originando a África do Sul. No ano de 1948, o regime de segregação racial “Apartheid” é instaurado no país. Pouco tempo depois, em 31 de maio de 1961, a União da África do Sul conquista a independência da Inglaterra, formando a República da África do Sul.

Fontes:
SuaPesquisa-História da África do Sul
OiEduca-Independência da África do Sul
AcheTudoeRegião-Historia da África do Sul

2 Opiniões

  1. Ivanildo António Dafa disse:

    Sou guineense, queria ter no meu país que é Guiné Bissau um Homem cujo cateter , inteligencia, postura e amor como o grandíssimo herói NÉLSON MANDELA te desejo um descanso eterno no Céu, ÁMEN

  2. Roberto1776 disse:

    E, não podemos esquecer, a África do Sul já está chegando ao quinto mundo!!!
    Apenas na última década, o presidente deste projeto de país reconheceu, depois de ter a vida de seu filho ceifada pela AIDS, que tal doença não é uma maldição dos deuses, e sim uma doença que pode ser evitada.
    Viva Mandela, o herói, meio comuna, que conseguiu levar seu país para o fim do século 19.
    Abaixo os brancos europeus que quase conseguiram trazer o país ao século 21.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *