Início » Cultura » Albert Einstein recebe o Nobel de Física
Nesta Data

Albert Einstein recebe o Nobel de Física

Em 10 de Dezembro de 1921, Albert Einstein recebe o Nobel de Física

Albert Einstein recebe o Nobel de Física
Albert Einstein é considerado um dos maiores gênios do século XX (Foto: Reprodução/Internet)

Em 10 de dezembro de 1921, Albert Einstein, um dos maiores gênios da humanidade, recebeu o seu prêmio Nobel de física pelo seu artigo abordando o efeito fotoelétrico, emissão de elétrons por um material, geralmente metálico, quando exposto a uma radiação eletromagnética (como a luz) de frequência suficientemente alta, que depende do material.

Einstein nasceu na Alemanha em 1879, de família judaica. Seu pai, Hermann Einstein, era dono de um negócio de penas para colchão. O jovem Einstein começou a frequentar a escola em 1885, em Munique, onde morava desde de 1880. Em 1895 foi reprovado no teste de admissão da Eidgenössische Technische Hochschule (ETH), uma escola secundária suíça. Na ETH concluiu o ensino superior, onde mais tarde se tornou professor.

Em novembro de 1915, começou a mostrar sua genialidade ao apresentar a “Teoria da Relatividade”, e publicou o Fundamento geral da teoria em 1916. Em 1921 ganhou o prêmio Nobel pelo seu trabalho com a teoria fotoelétrica.

Einstein renunciou à sua cidadania alemã duas vezes, a primeira em 1896, quando foi morar na Suiça e ficou cinco anos sem nacionalidade, até receber seu passaporte suíço. Após voltar para a Alemanha em 1914, reassumiu sua pátria natal, renunciando novamente em 1933, quando Hitler chegou ao poder e o cientista precisou abandonar o país por ser judeu, partindo para os EUA, sete anos depois sendo naturalizado americano.

Einstein morreu em 18 de abril de 1955, aos 76 anos, por complicações devido ao rompimento de um aneurisma e se recusou a fazer cirurgias para prolongar a vida artificialmente, nos Estados Unidos.

Fontes:
UOL-Albert Einstein

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *