Início » Cultura » Alemanha aprova a nomeação de Adolf Hitler como o Führer
NESTA DATA

Alemanha aprova a nomeação de Adolf Hitler como o Führer

No dia 19 de agosto de 1934, Adolf Hitler torna-se Führer

Alemanha aprova a nomeação de Adolf Hitler como o Führer
Hitler passava a centralizar a chefia do Estado, o comando supremo das forças armadas, a chefia do governo e do partido único, o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (Partido Nazista) (Reprodução/Internet)

A morte do presidente do Reich Paul von Hindenburg, no início de agosto de 1934, foi uma oportunidade para que Hitler abolisse esse cargo e fizesse com que o exército lhe prestasse um juramento pessoal de obediência incondicional como o füehrer do povo e do Reich alemão.

Hitler passava a centralizar a chefia do Estado, o comando supremo das forças armadas, a chefia do governo e do partido único, o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (Partido Nazista). Consolidava assim, o poder total na Alemanha, irrestrito por qualquer controle constitucional. Mas o sucesso dessa manobra de poder dependia da identificação de Hitler com o povo alemão. Com uma intensa propaganda nos meios de comunicação em defesa dessa ideia, Hitler para a Alemanha – toda a Alemanha de Hitler conforme o slogan, um referendo foi programado para legitimar esta alteração na estrutura do poder da Alemanha.

No dia 19 de agosto de 1934, essa proposta se confirmou nas urnas, quando a maioria do povo alemão disse sim ao plebiscito que deu a Adolf Hitler o poder absoluto.

 

Fontes:
Blog Jornal do Brasil- 1934 - Legitimada toda a Alemanha de Hitler

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *