Início » Cultura » Alfred Nobel cria a dinamite
NESTA DATA

Alfred Nobel cria a dinamite

No dia 25 de novembro de 1867, Alfred Nobel inventa a dinamite

Alfred Nobel cria a dinamite
Alfred interessou-se desde cedo por explosivos (Foto: Wikipedia)

Alfred Nobel nasceu no dia 21 de outubro de 1833, em Estocolmo, Suécia. Após fracassos comerciais, seu pai mudou-se para São Petersburgo, na Rússia, e se tornou um fabricante de explosivos e ferramentas. Esse nicho industrial captou a atenção de Nobel, que se dedicou mais tarde ao estudo de manufatura e aplicação segura da nitroglicerina.

Nobel  frequentou apenas o primeiro ano do primário numa escola paroquial, na sua Suécia natal, mas, com o auxilio de excelentes professores particulares, estudando em casa, tornou-se excepcionalmente bem-preparado. Falava fluentemente sueco, russo, inglês, francês e alemão, sendo atraído pela literatura e pela filosofia. Quando a situação financeira de seu pai era favorável, viajou pelo mundo durante dois anos. Conheceu os Estados Unidos e, sobretudo, Paris, onde fez estágios em diversos laboratórios de química. Interessou-se desde cedo por explosivos e, já em 1863, requereu sua primeira patente importante: um detonador de percussão conhecido como processo Nobel.

A patente foi obtida na Suécia, para onde parte da família voltara, depois da falência na Rússia. Instalados na pequena localidade de Helensburgo, nas vizinhanças de Estocolmo, Alfred, o irmão caçula Emil e o pai começaram a fabricar nitroglicerina.

A preparação desse composto era extremamente arriscada, pois qualquer choque ou uma alteração lenta de temperatura provocam violenta explosão. Foi assim que a fábrica foi pelos ares, em 1864, matando Emil, o irmão caçula e quatro homens. Mas Alfred não se deixou abater. Conseguiu um sócio e voltou a fabricar nitroglicerina.

Os riscos de acidentes continuaram elevados até 1867, quando Alfred teve a idéia de misturar à nitroglicerina uma substância inerte, na esperança de evitar explosões acidentais.  A nova mistura, denominada dinamite, revolucionou a técnica da explosão de minas, a construção de estradas e a sorte das guerras.

Fontes:
Terra-Alfred Nobel: há 180 anos, nascia o inventor da dinamite e de prêmio da paz

2 Opiniões

  1. Alexandre disse:

    é interessante saber que o prêmio Nobel da áz leva o nome do inventor da dinamite, Curiosas Impressões

  2. Almanakut Brasil disse:

    No Brasil, serve também para sacar dinheiro em caixa eletrônico!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *