Início » Cultura » Antônio José da Silva
Biografia

Antônio José da Silva

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Antônio José da Silva foi um escritor e dramaturgo português nascido no Rio de Janeiro, no dia 8 de maio de 1705.

Antônio era judeu e viveu a perseguição da Inquisição. Seu pai era advogado e conseguiu manter seus costumes judaicos secretamente no Brasil. Já sua mãe foi descoberta pela Inquisição e deportada para Portugal. Com a volta da mãe ao país natal, sua família retornou à Europa.

Em Portugal, Antônio José da Silva estudou Direito na Universidade de Coimbra. Na faculdade, começou a se interessar pelas Letras e passou a escrever peças. Uma de suas sátiras foi usada como pretexto para sua prisão. Em 1726, Antônio foi acusado de praticar costumes judaicos. Depois de torturá-lo, o Santo Ofício decidiu libertar o escritor.

Suas peças criticavam através de sátiras a sociedade portuguesa da época. Seus escritos eram cheios de humor e começaram a ser representados nos teatros de Portugal em 1733. Devido ao sucesso das peças e às suspeitas da Igreja, Antônio passou a ser conhecido como "o Judeu".

Em 1737, o dramaturgo foi preso pela Inquisição. O Tribunal do Santo Ofício descobriu que ele era circuncidado e uma escrava afirmou que ele seguia o Shabbat, o descanso semanal do Judaísmo.

Antônio José da Silva foi então condenado pela Inquisição. No dia 18 de outubro de 1737, ele foi estrangulado e queimado em Lisboa.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *