Início » Cultura » Arquitetura » Nasce Oscar Niemeyer
NESTA DATA

Nasce Oscar Niemeyer

Em 15 de dezembro de 1907, nasce o arquiteto Oscar Niemeyer

Nasce Oscar Niemeyer
A participação mais marcante de Oscar Niemeyer foi no projeto arquitetônico de Brasília (Foto: Wikipedia)

Oscar Niemeyer é considerado um dos maiores representantes da arquitetura moderna. Suas obras se encontram espalhadas não só no Brasil, mas também em países Estados Unidos, França, Alemanha, Argélia, Itália e Israel, entre outros. Seu trabalho mais conhecido é o projeto arquitetônico de prédios em Brasília.

Nascido em 15 de dezembro de 1907, no Rio de Janeiro, Oscar Niemeyer iniciou seu contato com a arquitetura em 1929, após se matricular na Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro. Formou-se em 1934 e começou a trabalhar no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão.

Através de Lúcio Costa, conheceu o arquiteto suíço Le Corbusier, que se tornaria uma de suas principais influências. Juntos, integraram a equipe responsável por projetar o edifício do Ministério da Educação, no Rio de Janeiro, em 1936, sendo um marco para a história da arquitetura brasileira.

Já em 1940, teve a oportunidade de conhecer Juscelino Kubitschek, então prefeito de Belo Horizonte. Após o encontro, foi convidado para projetar o Conjunto da Pampulha, obra que era considerada por Niemayer como uma de suas favoritas.

A década de 1940 foi um período de ascensão para Niemeyer, que vinha conquistando reconhecimento mundo afora. Em 1946 chegou a ser convidado para dar um curso na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Entretanto, não pôde entrar no país por conta de sua afiliação ao Partido Comunista Brasileiro no ano anterior.

Apesar do acontecimento, em 1947 participou de um concurso para a construção da sede da Organização das Nações Unidas em Nova York e venceu por unanimidade, o que lhe garantiu o visto de entrada para desenvolver seu projeto.

Já no início da década de 1950, desenvolveu os projetos do parque do Ibirapuera e o Edifício Copan, que se tornariam cartões-postais de São Paulo. Além disso, participou da reconstrução de Berlim, na Alemanha.

No entanto, sua participação mais marcante foi na construção da nova capital brasileira, Brasília. Projetou o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto, o Itamaraty, o Congresso Nacional, a Catedral, a Praça dos Três Poderes, o Superior Tribunal Federal e o Teatro Nacional, além de edifícios residenciais e comerciais da nova capital. Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960.

Niemayer, que dava aulas na Escola de Arquitetura da UnB (Universidade de Brasília), se viu na necessidade de se exilar na França com a chegada do regime militar em 1964. Com o processo de reabertura do regime, retornou ao país em 1979 e construiu monumentos importantes, como os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) e o Sambódromo, ambos no Rio de Janeiro.

Em 1991, projetou o Museu de Arte Contemporânea de Niterói e muitas outras obras em estilo futurista na cidade, sendo esta a que tem mais obras de Niemeyer, depois de Brasília.

Em 5 de dezembro de 2012, morreu no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, por conta de complicações renais e desidratação.

Fontes:
E-biografia-Oscar Niemeyer
UOL Educação-Oscar Niemeyer

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *