Início » Cultura » Artes Plásticas » O motivo por trás da automutilação de Van Gogh
ARTES

O motivo por trás da automutilação de Van Gogh

Novo livro diz que Van Gogh teria cortado sua orelha por conta da notícia do casamento do irmão e não pela briga com Gauguin

O motivo por trás da automutilação de Van Gogh
Autorretrato com a Orelha Enfaixada (1889), de Vincent Van Gogh (Fonte: Wikimedia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O que teria feito um artista arrancar uma parte do seu próprio corpo? Em dezembro de 1888, o pintor holandês Vincent Van Gogh cortou um pedaço de sua orelha. Acreditava-se que o artista tinha feito isso por conta de uma briga com seu amigo Paul Gauguin, com quem morava. Porém, um novo estudo põe essa teoria em xeque.

Leia mais: Temporada de leilões aberta com Van Gogh de US$ 66 milhões
Leia mais: Obra desconhecida de Van Gogh é descoberta

Segundo a pesquisa, Van Gogh cortou um pedaço de sua orelha quando soube que seu irmão, Theo, iria se casar. Seu irmão era seu maior confidente e era quem lhe dava suporte financeiro. Já se sabia que Van Gogh tinha ficado abalado com a notícia do casamento. Afinal, o matrimônio poderia interferir na relação de Van Gogh com Theo e também poderia fazer com que Theo parasse de apoiar financeiramente o irmão, já que agora teria uma família para sustentar. Antes, acreditava-se que Van Gogh só soubera do casamento depois do incidente.

Entretanto, o escritor Martin Bailey revelou em seu novo livro “Studio of the South” que Theo havia enviado uma carta para Van Gogh contando a notícia. A correspondência teria chegado no dia 23 de dezembro de 1888. Naquela noite realmente houve uma discussão com Gauguin. Ele teria ameaçado voltar para Paris. Mas Bailey acha que foi a notícia de Theo que fez com que Van Gogh cortasse a orelha.

Apesar de estar sangrando copiosamente, Van Gogh guardou o pedaço da orelha num papel e foi andando para seu bordel favorito, onde ele entregou o pacote para uma jovem que conhecia. Outro livro recente, de Bernadette Murphy, sugere que ela não era uma prostituta como se pensava, mas a filha de um fazendeiro local que trabalhava ali como criada. Além disso, Murphy revelou um desenho feito por um médico logo depois do evento, sugerindo que o pintor tenha cortado sua orelha toda em vez de apenas o lóbulo. A mulher abriu o pacote e desmaiou ao ver o conteúdo. Van Gogh fugiu e a polícia foi chamada.

Gauguin voltou para casa no dia seguinte, véspera de Natal. Ele encontrou policiais na porta da casa e Van Gogh deitado na cama ensaguentada. Theo, que planejava passar o dia de natal com sua noiva, acabou visitando seu irmão no hospital.

Van Gogh é hoje um dos artistas mais conhecidos do mundo, mas isso mostra como sua vida foi obscura na década de 1880.

Fontes:
The Guardian-Van Gogh 'cut off his ear after learning brother was to marry'

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Markut disse:

    Afinal,foi essa generosa pitada de insanidade que fez, dessa pobre alma sofrida, o gênio que enriqueceu o mundo das artes da cultura ocidental.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *