Início » Cultura » Artes Plásticas » Auguste Rodin, escultor francês
NESTA DATA

Auguste Rodin, escultor francês

O escultor francês Augusto Rodin esculpiu um mundo da imaginação feito de grandes paixões e tragédias que excedia a realidade mundana. Ele nasceu em 12 de novembro de 1840

Auguste Rodin, escultor francês
Rodin nasceu em 12 de novembro de 1840 (Foto: Wikipédia)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O escultor francês Auguste Rodin teve uma carreira que se estendeu do final do século XIX ao início do século XX. Ele nasceu em Paris, em 12 de novembro de 1840 e, apesar de ter sido profundamente inspirado pelas tradições da sua época, também se rebelou contra suas formas idealizadas, introduzindo práticas inovadoras que pavimentaram o caminho para a escultura moderna.

Rodin acreditava que a arte deve ser fiel à natureza, uma filosofia que moldou suas atitudes com relação aos modelos e materiais que usava. Sua genialidade foi expressar verdades interiores em trabalhos que pareciam penetrar a aparência externa do mundo. Explorando este mundo sob a superfície, Rodin desenvolveu uma técnica ágil para revelar os estados físicos extremos que correspondem a momentos de grande turbulência interna ou alegrias absolutas. Ele esculpiu um universo de grandes paixões e tragédias, um mundo da imaginação que excedia a realidade mundana da existência cotidiana.

Apesar de Rodin não ter sido educado na École des Beaux-Arts em Paris, a prestigiada escola para a formação de artistas franceses, seu foco sobre a forma humana e a utilização de diversos materiais típicos, como bronze, mármore, gesso e argila, ilustram seu respeito pela tradição e seu desejo de trabalhar dentro do sistema para ganhar comissões e oportunidades de exposição.

As marcas do estilo de Rodin, sua afinidade com a figura parcial e seu desejo de manter as marcas do processo do seu trabalho em suas obras acabadas foram revolucionários em seu tempo. A intensidade de seus trabalhos serviu de inspiração para inumeráveis ​​artistas que o seguiram, incluindo muitos que trabalharam em seu estúdio, como Constantin Brancusi (francês, nascido na Romênia, 1876-1957) e Aristide Maillol (francês, 1861-1944).

Fontes:
Rodin Museum - About Auguste Rodin

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site