Início » Cultura » Berlim voltou a ser a capital da Alemanha
Nesta data

Berlim voltou a ser a capital da Alemanha

No dia 20 de junho de 1991, a principal cidade da Alemanha voltou a ser a capital do país, do Governo Federal e do Parlamento

Berlim voltou a ser a capital da Alemanha
As previsões catastróficas feitas sobre a volta de Berlim ao comando do país provaram-se erradas (Reprodução/Internet)

Dois anos após a queda do muro de Berlim, que dividiu o território alemão em Berlim Ocidental e Oriental, a principal cidade da Alemanha volta a ser a capital do país, do Governo Federal e do Parlamento. Contudo, tal decisão não fora fácil. Legisladores alemães iniciaram um debate, que durou dez horas, para decidir se o título de capital continua com a cidade de Bonn, no Reno, ou volta para Berlim.

A favor de Bonn estava o clima acolhedor da pequena cidade alemã, enraizada no Ocidente. Além disso, para parte da população alemã acreditava que o retorno de Berlim ao posto de capital poderia alimentar fantasmas do militarismo prussiano e com um governo centralizado. Os argumentos que o fortalecimento de Berlim iria estagnar a pequena Bonn. Com 337 votos a favor, o Parlamento alemão decidiu pela mudança de capital da Alemanha reunificada. Apesar de contraintuitiva, todas as previsões catastróficas feitas sobre a volta de Berlim ao comando do país provaram-se erradas.

Fontes:
Veja-Berlim e Bonn, 20 anos depois

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. maximo pereira dos santos disse:

    “palavra de Deus para quem acreditar”em Jr.cap.51 vers.47 díz. portanto,eis que vém dias,em que visitarei as imagens de escultura de babilônia,e toda a sua terra será envergonhada,e todos os seus traspassados cairão no meio dela.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *