Dois anos após a queda do muro de Berlim, que dividiu o território alemão em Berlim Ocidental e Oriental, a principal cidade da Alemanha volta a ser a capital do país, do Governo Federal e do Parlamento. Contudo, tal decisão não fora fácil. Legisladores alemães iniciaram um debate, que durou dez horas, para decidir se o título de capital continua com a cidade de Bonn, no Reno, ou volta para Berlim.
A favor de Bonn estava o clima acolhedor da pequena cidade alemã, enraizada no Ocidente. Além disso, para parte da população alemã acreditava que o retorno de Berlim ao posto de capital poderia alimentar fantasmas do militarismo prussiano e com um governo centralizado. Os argumentos que o fortalecimento de Berlim iria estagnar a pequena Bonn. Com 337 votos a favor, o Parlamento alemão decidiu pela mudança de capital da Alemanha reunificada. Apesar de contraintuitiva, todas as previsões catastróficas feitas sobre a volta de Berlim ao comando do país provaram-se erradas.
1169 visualizações
444 visualizações
311 visualizações
199 visualizações
3 comentários
2 comentários
“palavra de Deus para quem acreditar”em Jr.cap.51 vers.47 díz. portanto,eis que vém dias,em que visitarei as imagens de escultura de babilônia,e toda a sua terra será envergonhada,e todos os seus traspassados cairão no meio dela.