Início » Cultura » Bruno Giorgi
Biografia

Bruno Giorgi

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O pintor e escultor Bruno Giorgi nasceu em Mococa, SP, no dia 13 de agosto de 1905, mas foi criado na Itália. Giorgi morreu no dia 7 de setembro de 1993, deixando um legado de mais de 60 obras.

Filho de imigrantes italianos, Giorgi se mudou para Roma com menos de dez anos. Antes de ir para capital italiana, morou na região de Carrara, cidade do famoso mármore. Foi lá, que teve seu primeiro contato com o material que, mais tarde, serviria de matéria-prima para suas esculturas.

Em Roma, Bruno Giorgi começou a demonstrar seu talento para artes. Sua mãe resolveu, então, matricular o menino na Academia e Belas Artes. O jovem pintor não gostou muito das aulas, mas terminou o curso.

Durante o período na Itália, Giorgi se envolveu em movimentos anarquistas e antifascistas. Durante o governo de Mussolini, ele serviu a resistência italiana e acabou sendo preso pelo governo em Nápoles. Acusado de conspiração contra o regime, foi preso por quatro anos. Através da intervenção da embaixada brasileira, conseguiu ser extraditado ao seu país natal.

Depois de um período no Rio de Janeiro, Giorgi foi morar três anos em Paris. Em 1940, ele retornou ao Brasil e passou a conviver com os grandes artistas da época, como Tarsila do Amaral, Mário de Andrade e seu grande amigo Alfredo Volpi. Em comum, ambos eram de origem italiana e compartilhavam o prazer pela arte. Desde então, o artista permaneceu no Brasil, onde morreu em 1993.

Suas obras podem ser vistas nos jardins das cidades mais importantes do país. Uma de suas esculturas mais famosas, chamada Guerreiros, pode ser visitada em Brasília. Além disso, o Monumento à Juventude que fica no Palácio da Cultura, no Rio de Janeiro, também é de sua autoria.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *