Início » Opinião » Biografias » Carlos Lacerda
Nesta Data

Carlos Lacerda

Jornalista, escritor e um importante político brasileiro, Carlos Lacerda morreu no dia 21 de maio de 1977, no Rio de Janeiro

Carlos Lacerda
Carlos Lacerda morreu no dia 21 de maio de 1977 (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Carlos Frederico Werneck de Lacerda nasceu no dia 30 de abril de 1914 em Vassouras, no Rio de Janeiro. Lacerda foi jornalista, escritor e um importante político brasileiro.

Inimigo assumido de Getúlio Vargas, Carlos Lacerda ficou conhecido pela polêmica e os discursos inflamados. Por causa de sua aparência e de sua voz forte ganhou o apelido de Corvo de seus adversários político. Lacerda foi o primeiro governador do extinto estado da Guanabara e é reconhecido até hoje como um dos maiores políticos do Brasil.

Ainda estudante, se uniu aos comunistas. Mas no final da década de 30 decidiu romper com o movimento por não considerar o comunismo democrático. A partir de então, Lacerda passou a criticar ferozmente os comunistas no país e se filiou à União Democrática Nacional.

As suas críticas se espalharam com força depois que o jornalista fundou a Tribuna da Imprensa em 1949. Lacerda usava o seu jornal para fazer oposição ao governo de Getúlio Vargas e atacar o também jornalista Samuel Wainer, que defendia o governo.

Em agosto de 1954, o político sofre um atentado no Rio de Janeiro, do qual saiu morto o Major Rubens Vaz, seu acompanhante. Ainda no hospital, Carlos Lacerda acusou o governo como responsável e em seguida publicou um artigo na Tribuna da Imprensa pedindo a imediata renúncia de Getúlio. Alguns ainda responsabilizam o deputado da UDN pelo suicídio do presidente, ocorrido em 24 de agosto de 1954.

Outro episódio inseriu Lacerda outra vez na história da política brasileira das últimas décadas. Como um dos líderes da UDN, ele não disfarçou seu descontentamento com a posse de Jango e aderiu ao golpe militar de 64. Apesar do apoio, Lacerda não ficou muito tempo do lado do governo de Castelo Branco e chegou a anunciar que iria concorrer à Presidência. Com o fim das eleições diretas, suas pretensões acabaram. Como novo opositor dos militares, Lacerda comandou ao lado de João Goulart e Juscelino Kubitschek a Frente Ampla,  movimento de resistência à ditadura.

No dia 13 de dezembro de 1968, o regime militar aprovou o Ato Institucional número 5 e apertou a repressão no país. No dia 30 do mesmo mês, Carlos Lacerda teve seus direitos políticos cassados por dez anos e, uma semana depois, foi preso.

Como escritor publicou uma série de livros sobre a política brasileira, entre eles O Caminho da liberdade de 1957 e Brasil entre a verdade e a mentira de 1965. Na década de 60, Lacerda fundou a editora Nova Fronteira. Pela empresa, lançou importantes autores nacionais e internacionais.

No dia 21 de maio de 1977, Carlos Larcerda morreu com 63 anos, no Rio de Janeiro.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

49 Opiniões

  1. Dorival Silva disse:

    Carlos Lacerda foi um grande brasileiro.

  2. Apolonio Prestes disse:

    Carlos Lacerda foi grande brasileiro, grande político e grande governador do Estado da Guanabara. Pena que não chegou a presidente, o Brasil seria um lugar melhor se ele tivesse sido.

  3. EDSON disse:

    Getulio Vargas foi,ao final,derrubado pela classe politica da época,liderado principalmente pelo temível jornalista CARLOS LACERDA,implacável opositor de Vargas.A chamada “revolução redentora” de 1964 foi encabeçada e derrubada entre outros,pelo Senhor Direta Já!,Ulysses Guimarães, de saudosa menmória,que estimulou a redemocratização do País.

  4. Vera Lucia disse:

    Estamos precisando de estadistas de verdade!!!

  5. Glória Soares disse:

    MINHA FAMILIA,MEU PAI E MEU AVÔ MATERNO,E TODOS DO NÚCLEO, SEMPRE,FORAM LACERDISTAS,DOENTES.QUANDO,EM AGOSTO DE 54(VISTO A DATA ACIMA)HOUVE O ATENTADO,ELES FORAM PARA A R.TONELEROS,AONDE LACERDA RESIDIA,NA ÉPOCA,PARA AJUDÁ-LO.E,EU,CONTINUO LACERDISTA.

  6. Milton Guedes Guimaraes disse:

    ERA CHAMADO O “CORVO”,INTELIGENTE, GRANDE ORADOR,ERA DE ESQUERDA, MAS DEPOIS FOI COOPTADOPELA DIREITA MAIS CONSERVADORA E GOLPISTA. PERSEGUIU VARGAS E O LEVOU AO SUICIDIO, COMBATEU JUSCELINO, TENTOU IMPEDIR SUA CANDIDATURA, NAO CONSEGUI, TENTOU Á FRENTE DOS GOLPISTAS IMPEDIR SUA POSSE NAO CONSEGUIU. DURANTE TODO O GOVERNO DE JUSCELINO, TENOTU ORGANIZAR UM GOLPE.
    FOI UM DOS LIDERES CIVIS DO GOLPE DE 1964, TENTOU SAIR CANDIDATO DOS GOLPISTAS, NAO CONSEGUIU, FOI TRAIDO PELOS MESMOS. CAIU NO OSTRACISMO, TENTOU REAGIR E FOI CASSADO. TEVE COMO JUSCELINO, JANGO, UMA MORTE MISTERIOSA. UM TRISTE DESTINO, MAS JUSTO PARA UM HOMEM QUE TRAIU SUA PATRIA.

  7. luiz antonio vieira barbi disse:

    DIZER DAQUELAS ÉPOCAS, SÓ MESMO QUEM VIVEU ALI!! O MUNDO ERA OUTRO!! HAVIA O DESLAVADO GETULISMO, O JUSCELINO ETERNAMENTE NA CONFEITARIA COLOMBO NO CENTRO DO RIO, O BRASIL ERA BEM CAIPIRA, IR NA EUROPA ERA UMA FAÇANHA QUASE DANTESCA, FOI UMA ÉPOCA DE SONHOS DE UM BRASIL ROMÂNTICO…TODOS NA PRAIA DE COPACABANA, A ESTRÉIA DO BIQUINI, AVENIDA ATLÂNTICA ESTREITA ANTES DO ALARGAMENTO…ETC..ETC..ETC…

  8. Angelica B.Schuldt disse:

    Este país está precisando de um Homem como Carlos Lacerda,com Coragem e Competencia.
    Orador igual nunca mais tivemos e foi excelente Governador! O Guandú está aí pra quem quiser ver,antes o carioca só tomava banho de balde…A História tem sido ingrata com êle, pura inveja, a questão é q não apareceu mais ninguem do mesmo quilate!!!

  9. DEMERVAL GONÇALVES DE BARROS disse:

    GRANDE GOLPISTA, QUERIA PORQUE QUERIA, CHEGAR AO PODER; SE PUDESSE PISARIA NO CADAVER DA PRÓPRIA MÃE PARA PARA ATINGIR SEUS OBJETIVOS. VIVIA DANDO GOLPES POLÍTICOS.
    FOI COMUNISTA, TRAIU OS COMUNISTAS. RESPONSÁVEL PELO SUICIDIO DE GETULIO VARGAS, PERSSEGUIU JUSCELINO, JOÃO GOULART.SE ALIOU AOS MILITARES PARA CHEGAR AO PODER, PORÉM ERA RATO, MUITO CONHECIDO PELOS MILITARES. POR SER SUA CONVENIENCIA REALIOU-SE ANO EXTERIOR, AOS EX PRESIDENTES JUSCELINO E JANGO. FOI CASSADO POLÍTICAMENTE MORREU. E AGORA ESTÁ ARTICULANDO SABE-SE LÁ ONDE E CONTRA QUEM. JÁ FOI TARDE. ERA SIMPLESMENTE UM DESAGREGADOR.

  10. John Webster disse:

    Acho que deveríamos separar o Lacerda em duas partes.
    O político.
    Manipulador, golpista, traidor, enfim um grande canalha.
    O administrador.
    Quem me dera se hoje existissem pelo menos meia dúzia como ele no Brasil.
    Só para citar algumas de suas realizações.
    Adutora do Guandu.
    Na década de 50 no Rio, tomar banho só de balde. Foi visão estratégica.Até hoje é a maior do País.
    Túnel Santa Bárbara e Túnel Rebouças.
    Alguem pode imaginar o que seria o Rio sem esses dois túneis? Provavelmente seria mais rápido ir da zona sul ao centro a pé.
    Finalização e urbanização do Aterro do Flamengo.
    O que era uma área pronta para ser degradada, se transformou em um dos mais belos cartões postais do Rio, graças ao talento de Burle Marx.
    Remoção da favela da Catacumba.
    Já imaginaram a inacreditável cloaca que seria a Lagoa se lá ela continuasse?
    Enfim, como político, zero.Como administrador 10

  11. jayme endebo disse:

    Lacerda foi o melhor administrador do Rio de Janeiro, sem a sua comptencia não teriamos o aterro, tunel catumbi, rebouças e a propria cedae que naquela época era a melhor empresa do brasil,como politico ele tinha um monte de parasitas e irresponsaveis com o destino do país, bateu de frente com todos inclusive com os militares onde Castelo Branco tinha admiração e pensava em instala-lo no poder de 64 mas o Castelo teve “acidente de avião” e a outra banda militar endureceu o regime e o resto virou Historia.
    Grande Brasileiro !

  12. André Luiz de Jesus Silva disse:

    Sempre senti uma imensa necessidade de estudos acadêmicos mais profundos sobre a figura, por vezes de aparência paradoxal, de Carlos Lacerda. Afinal de contas existe uma tendência muito forte, como se pode ver pelas opiniões abaixo, de apoio ou negação, praticamente partidária desta personagem. Ter uma visão mais distante possível de paixões políticas ajuda e muito a compreender o que levou políticos como ele e JK a defenderem, ao menos inicialmente, o movimento militar de 1964, que foi, de forma semelhante, abençoado pela classe média da época.

  13. WANDERLEY FONSECA SILVA disse:

    LACERDA SUPOZ QUE EMERGIRIA LÍDER CIVIL DO GOLPE DE 1964,MAS O MILITARES TINHAM OUTRO PLANO.DECEPCIONADO ALIOU-SE À FRENTE AMPLA CONTRA A DITADURA E FOI TAMBÉM CASSADO.
    EM LISBOA ELE VISITOU JK E ESTENDEU-LHE A MÃO:-“EU ESTAVA ERRADO PRSIDENTE”,MAS JÁ ERA TARDE.
    JUSCELINO COM SEU SORRISO SEDUTOR ACEITOU-LHE A MÃO E DISSE:”EU SEI ,CARLOS,FOI MUITO DIFÍCIL GOVERNAR CONTRA SUA INTELIGÊNCIA.FOI MODO MAIS REFINADO E ELEGANTE DE MANDAR ALGUÉM PRA P.Q.P.QUE EU CONHEÇO.EU GUARDEI ESTA FOTO POR MUITOS ANOS ATÉ SE DESFAZER.

  14. Peter Pablo Delfim disse:

    Consegui me conter até que afirmassem “é reconhecido até hoje como um dos maiores políticos do Brasil”. É certo que a política continua suja e nojenta. Entretanto, Carlos Lacerda representou o imundo golpista e oportunista que hoje inunda a política brasileira.

  15. Carlos U. Pozzobon disse:

    É injustificável que Lacerda esteja tão esquecido em um momento desses. Se estivesse vivo, certamente estaria demolindo o governo impiedosamente. Sugiro aos leitores o livro Depoimentos, em que Lacerda fala de toda a sua vida política um mês antes de falecer. Pode ser adquirido em sebos e no http://www.estantevirtual.com.br a preço de banana.

    Considero uma das figuras políticas mais importantes do século XX no Brasil. Só para citar um exemplo, achava ridículo aposentadoria para ex-governadores, isto depois de deixar o Palácio Guanabara, um assunto que está no Supremo por esses dias.

    Ao mesmo tempo, não existe alguém que tenha sido mais “queimado” do que ele. Sua figura não passava em branco nem quando dormia. Loquaz, eloquente e de uma sagacidade rara, era o alvo predileto dos comunistas e petebistas. Além de bom discursista, era também bom administrador. O Rio até hoje se beneficia de suas obras como o aterro do Flamengo e a adutora de Guandu.

  16. Evandro Correia disse:

    Devemos a Lacerda ter nos livrado duas vezes da figura nefasta de Getúlio Vargas, em 1945 e 1954.

  17. ilio borges de araujo disse:

    Apesar de admirar a sua intelegencia, a sua oratória, foi muito sarcástico, impiedoso com os adversários, suas falas eram por demais agressivas.Assim foi com Getulio, JK e Jango. Com certeza nunca foi um homem querido peloi povo, aliás era temido por todos.

  18. Markut disse:

    Inquestionavelmente polêmico. As 17 manifestações abaixo são a melhor prova.
    Mas, falta ainda uma visão mais equilibrada do que realmente foi essa figura, no contexto dos destinos do Brasil.
    O Guandú ou a brilhante oratória não são suficientes para para nem exaltá-lo, nem demonificá-lo.
    Afinal, grande administrador, ou grande político?

  19. Beraldo Dabés Filho disse:

    Carlos Lacerda foi um político oportunista e vulgar, que trocava de lado como se troca de roupa, ao sabor da vulgar conveniência.

    Falastrão irresponsável, mirava um alvo qualquer e o atacava impiedosamente, como fez, inclusive com JK.

    Compará-los é tão estúpido quanto ridículo.

    Almejava a Presidência da República e, na sua miopia política, achou que o caminho mais curto seria o apoio ao golpe militar de 1964.

    No curto prazo recebeu dos Generais, o que bem merecia: um belo chute na bun…

  20. Helio disse:

    Controverso. No final sem a oposição raivosa a Vargas na qual fez escola ficou sem apoio. Não creio que Castello Branco pensasse nele no governo. Administrou bem o Rio porém foi mau administrador de seus próprios negócios.

  21. Ralkguy Soares disse:

    Lacerda foi um grande politico, um exelente administrador, até hoje não apareceu nenhum governo igual ao dele no Brasil, estes viadutos que tem no RJ, foi ele o pioneiro, antes tudo era cruzamento, quem dependia de passar de um lado para o outro nos locais onde passa linha de tren, era um desartre.

  22. WELLER MARCOS DA SILVA disse:

    Vejo a figura de Carlos Lacerda como a de um camaleão: Estava sempre disfarçado! Vivi no Rio de Janeiro quando ele governava do Guanabara e nós, estudantes, governávamos da Praia do Flamengo, 132 – sede da UNE e da UBES. Como jornalista era talentoso e corajoso; porém: Radical e mentiroso! Sua perseguição a Getúlio Vargas, João Goulart e JK; além da que fez a Samuel Wainer (do Última Hora)- às vezes era questão pessoal,e tinha muito de interesse narcisista! Era um político recalcado pelas suas decepções na tentativa de liderar alguma coisa neste país. Às vezes, imagino, ter sido instrumento da CIA infiltrado no Partido Comunista – descoberto, assumiu a personalidade de amigo dos norte-americanos. Imagino também, que ele não era assim – tão importante -lá para os gringos! O Brasil deve muito a Getúlio, a JK e ao próprio João Goulart (que queria implantar as Reformas de Base e consolidar a Nação Brasileira). Esse tipo… autor de dois crimes hediondos: o da morte de Vargas, e a deposição de Jango conseguiu atrasar a nossa trajetória desenvolvimentista. No final, fazia firulas como um arrependido, tentando enganar os que havia tripudiado. Ainda bem que a Frente Ampla desceu, muito rápido, a Rampa na Política Brasileira.
    Adois Muchachos

  23. Regina Caldas disse:

    Um homem público fica julgado publicamente pelas suas ações. Inteligente e culto, Carlos Lacerda sabia disto. No entanto, não se atemorizou diante das críticas ao mudar o rumo de seus pensamentos e ações políticas num ato de coragem, coerência e respeito à sua propria integridade moral. Oxalá outros políticos se identificassem como ele no Brasil atual, que tanto carece de vozes dissonantes, que de peito aberto denunciem a decadência moral em que o país se afunda insanamente.

  24. Carlos U. Pozzobon disse:

    Considerem a acusação de responsabilidade pela morte de Vargas. O que diz Lacerda? “Bem, foi Vargas quem ordenou minha morte e não eu a dele. O fato de terem errado o alvo e atingido um major da aeronáutica tem alguma coisa a ver comigo? Se tivessem matado a mim ou a outro qualquer, o crime teria ficado impune, como era comum naquela época. Então o que aconteceu? Em vez do crime ser investigado pela polícia comum (que era de Vargas) foi investigado pela aeronáutica, que seguindo as pistas chegou ao Palácio do Catete. E foram os militares que disseram para Getulio dar o fora e renunciar. Mas ele se matou”. Essa história está narrada em detalhes no último volume de Ascensão e Queda de Vargas de Affonso Henriques. E isso contraria toda a fama que vem depois em que ele era chamado de “assassino de presidentes”. Em suma, essa e outras acusações contra Lacerda podem ser refutadas com base em conhecimento. Mas isso depende de analisar a história sem paixões e preconceitos. E mais, lendo autores corretos, algo que está cada vez mais difícil no Brasil. A história, quando recente, sempre tem gente interessada em sua tergiversação. Mas a morte de Getúlio está muito distante para que possamos aceitar as mentiras que se plantaram em nome de Lacerda. E que ainda hoje são reiteradas. É uma medida da ‘ignorantsia’ nacional.

  25. Angelica Schuldt disse:

    Grande brasileiro! Imagine, nos livrou 2 vêzes de Getulio Vargas! O carioca finalmente pode tomar banho de chuveiro pois durante seu governo construiu a Represa do Guandú. Adeus baldes! Modernizou o Rio, fez o Aterro do Flamengo, o Tunel Rebouças, mas sobretudo deixou um Planejamento p a cidade que até hoje é aproveitado por prefeitos e governadores. Orador como êle, nunca mais…
    É de um político como êle q estamos precisando.

  26. Gabriel disse:

    aqui na bahia aprendi numa aula de história do Brasil que era conhecido como carlos “crápula” Lacerda…

  27. olbe disse:

    Eu lembro queeu parava tudo para ver o Lacerda na TV. Ele era um homem muito culto e sabia se expressar.

  28. WANDERLEY FONSECASILVA disse:

    GUARDEI ATÉ AMARELECER A FOTO NA QUAL, EM LISBOA LACERDA ESTENDE A MÃO A JK E LHE DIZ;”DESCULPE PRESIDENTE,EU ESTAVA ERRADO”
    JK VOLTOU-SE A SORRIR E RESPONDEU-“EU SEI LACERDA,FOI MUITO DIFÍCIL GOVERNAR CONTRA A SUA INTELIGÊNCIA.”
    FOI A MANEIRA MAIS REFINADA E ELEGANTE DE ALGUÉM MANDAR UM SUJEITO COMO LACERDA À XZWÇQ.
    NUNCA ENTENDI UM MAJOR TER COMO TAREFA SER GUARDA COSTA DE POLÍTICO.
    ATÉ NISTO O BRASIL SE MOSTROU TERCEIRO MUNDISTA. NOS U.S.A. PINÇARAM UM ATIRADOR DE ELITE E ABRIRAM A CABEÇA DE KENNEDY- DEPOIS EMPURRARAM A ARMA NA MÃO DE UM LARANJA EM SEGUIDA MATARAM-NO– ISTO VIROU FATO HISTÓRICO.”LEE OSWALD MATOU JFK’ ORA!-LEE OSWALD NUNCA FEZ AQUILO PORQUE NÃO TINHA COMPETÊNCIA PARA TAL.
    NO CATETE RESOLVERAM EMOCIONALMENTE DIANTE DA INSOLÊNCIA SEM LIMITES DE LACERDA.
    NOS U.S.A. A MÁFIA AMERICANA FEZ O SERVIÇO PORQUE NEM A CASA BRANCA PODE DESFEITEAR O CAPO.

  29. acm disse:

    Naquele tempo, quem saia de Niteroi indo p/ o Rio, passava do lado de uma placa grande onde estava escrito:

    “La’ cerda
    “Ca’ merda”

    Isso diz tudo.

  30. coaraci cabral disse:

    vamos iniciar uma campanha para eliminar da constituiçao o abminavel forum previlegiado, Acorda Brasil

  31. Beraldo Dabés Filho disse:

    Oportunista nato, Lacerda trocava de lado do dia para a noite.

    De comunista a udenista e depois de tomar dos Militares um pé no trazeiro, tentou refúgio numa eventual aliança com a Jango e Juscelino.

    Apenas tentou, porque esta aliança jamais existiu.

    Ao contrário de JK, que foi grande até o último instante, Lacerda morreu no ostracismo político.

    A mnoeda tem dois lados. Tal qual Lacerda.

  32. A. Paes de Almeida disse:

    O apelido de corvo deveu-se não à sua voz ou sua cara, mas à sua personalidade tida como agourenta.

    Não creio que trocasse de lado tanto assim. Era um “war monger”, um criador de discórdias. Graças a essa característica tinha que sair dos grupos que apoiava. Ou seja, ele não mudava de lado, era mudado de lado, ou posto de lado. Aí, tinha que encontrar outra causa para apoiar.

    Tinha uma bela voz, cultivada com fonoaudióloga e, por meio de seu programa de rádio, conquistava as chamadas mal-amadas, que morreriam por seu ídolo e que marcharam e terço em punho no início do golpe (tradição, família e propriedade).

    Foi um homem controvertido, amado e odiado. Mas não era uma pessoa que somasse, só sabia diminuir.

    Como governador, deixou o plano Doxiades para a cidade, mas que não durou muito. O aterro do Flamengo, entregou para sua amiga Lota Macedo Soares, que não tinha cargo algum no Estado da Guanabara e não prestava contas a ninguém. Era um mau gerente, irresponsável e imprevisível neste sentido.

    Dirigia o jornal Tribuna da Imprensa, de onde atacava Deus e o mundo. Criou o clube da lanterna, um grupo conservador de direita.

  33. Beraldo Dabés Filho disse:

    Era de se esperar que, alguém com mais conhecimentos sobre Carlos Lacerda, viesse trazer informações importantes, para desmascarar o falso mito.

    E com muita propriedade.
    _______________________________________________NÃO VOTE EM BRANCO! NÃO ANULE SEU VOTO!

  34. jose aureliano de almeida disse:

    Com permissão, não irei opinar sobre o tema acima, mas, se possível, enviar-me relação de livros de autoria de Carlos Lacerda e onde deverei adquirí-los. Também é válido de outros autores que descrevam sobre a vida do Sr. Carlos Lacerda. Meus agradecimentos joseaurelianoalmeida@uol.com.br

  35. Roque S. de Souza disse:

    O sr Carlos Lacerda é sem sombras de dúvidas um político, um jornalista, um editor, e um administrador que soube se fazer aceito, pelo lado bom ou pelo lado mau, na História Contemporânea do Brasil.

  36. Neuci Augusta Fonseca disse:

    De tanto ouvir meu pai falar dele, resolvi pesquisar. Bem hoje é mais fácil, vc entra no google e… antes não, todos que pesquisavam antes da internet sabem do que estou falando. Nasceu no Rio de Janeiro, mas foi registrado como tendo nascido em Vassouras, cidade onde seu avô residia e seu pai tinha grandes interesses políticos.[1] Recebeu o nome de Carlos Frederico como homenagem aos pensadores políticos Karl Marx e Friedrich Engels, de quem tbém sou fã de suas idéias. Ele fez muito pelo nosso país, mas a juventude nem sabe quem foi Lacerda, ainda bem que os interessados irão acessar e poder conhecer um pouco desse grande político brasileiro sem medo de represálias.

  37. Neuci Augusta Fonseca disse:

    Meu pai era fã, meu sogro tbém, após conhecer suas idéias de um Brasil melhor, tbém tornei-me sua admiradora.Um grande político brasileiro e jornalista escritor. Em 1965, fundou a editora Nova Fronteira, que publicou importantes autores nacionais e estrangeiros, inclusive o dicionário Aurélio (de 1975 até 2004).

    Escreveu numerosos livros, entre eles O Caminho da Liberdade (1957), O Poder das Ideias (1963), Brasil entre a Verdade e a Mentira (1965), Paixão e Ciúme (1966), Crítica e Autocrítica (1966), A Casa do Meu Avô: pensamentos, palavras e obras (1977).

    Depoimento (1978) e Discursos Parlamentares (1982) foram compilados e publicados após a sua morte.
    Carlos Lacerda já foi retratado como personagem no cinema e na televisão, interpretado por Marcos Palmeira no filme “JK – Bela Noite Para Voar” (2005) e José de Abreu na minissérie “JK” (2006). Vale a pena pesquisar mais sobre ele. Se colocarem questões nos vestibulares do país, muita gente vai rodar ,

  38. Israel Madeira disse:

    Essa e a menor biografia q eu achei er para um trabalho de recuperasao para minha escola gostei (y)

  39. Noemia Correa Trias disse:

    A única coisa que Carlos Lacerda queria era transformar o Brasil num país comunista. Pra isso ele precisava estar no poder, rasão pela qual estava sempre contra quem estivesse no seu caminho. Se o comunismo fosse tão bom como ele dizia, não tinha tantos russos querendo fugir da União Soviética, país de onde ninguém podia entrar ou sair sem autorização do governo, País da cortina de ferro. Regime parecido com o cubano, país onde ninguém é dono da sua vida nem do seu dinheiro. Os médicos cubanos que estão trabalhando no Brasil é um exemplo disso. O povo brasileiro se esquece que todos os direitos trabalhista conquistados foi dado por Getúlio, porque até então o trabalhador não tinha direito a nada. Eu tenho muitas dúvidas quanto ao atentado que Carlos Lacerda disse ter sofrido, a mando de Getúlio, que não tenha sido uma farsa do Lacerda para incriminar Getúlio. O militar, que era seu guarda costas, é assassinado e ele leva um tiro de raspão no pé!!!!!!! É muita incompetência do atirador. Não acham? Lacerda era muito inteligente e manipulador e estava conseguindo colocar o povo contra o governo, mas com a morte de Getúlio o povo mudou novamente de foco e o que restou para Lacerda foi fugir para a União Soviética, de onde nunca mais devia ter saído.

  40. Carmen Maria Corrêa disse:

    Não sei porque, este Homem tinha tanto ódio, por Getulio Vargas, Acredito que ele era extremamente invejoso, porque Getulio era de uma personalidade forte, não dava importância, para seus adversários, acredito que era um homem que sabia o que queria, e ia até o fim. Não nasci no seu tempo. Mas ao assistir o filme Getulio, com Toni Ramos, me solidarizei com ele. Ele só não perseguiu Getulio, como Juscelino e o Jango Goulart e até o pobre do Jânio Quadros. Seria importante se fizessem um filme de Carlos Lacerda para vermos realmente, a maldade e o ódio que havia por quem estava no poder. Gostaria de saber quem estava certo, qual o partido que realmente amava nosso País. Eu acredito no Getulio Vargas. Que Deus e Jesus o envolva nas mais puras vibrações de paz e amor.Acredito que o vilão da História é Carlos Lacerda.
    Muito Obrigado
    Carmen

  41. Carlos Mau disse:

    se o Lacerda vivesse hoje, teria sido do pt e hoje estaria fazendo oposição ao pt.
    nem Lacerda, nem pt . nenhum foi bom para o povo.
    todos desejaram apenas o poder.
    o Lacerda era um Lula que não teve sorte de governar o Brasil..
    o Brasil ainda tem pessoas assim.
    alguns tem sorte e outros não.
    todos estes iludem o povo de alguma forma .
    vivi no RJ (Guanabara) e hoje vivo no RS.

  42. almir scheiner de oliveira disse:

    Exemplo de oratória, possuía o dom das palavras, ilustre político democrático brasileiro.
    A quadrilha do PT, incluindo o ex-‘sabe de nada’ LULALÁ, acompanhado da Sra. Dilma Rousseff com seus ministros e corja de corruptos, ao menos deveriam ouvir alguns discursos deste Ilustre jornalista e escritor. Afinal de contas esses calhordas Petistas não tiveram tempo para estudar, só para roubar e sequestrar.

  43. roberto soares disse:

    Uma pessoa que mudou tanto de opinião não merece meu crédito…afinal o que ele queria? ser presidente? Na minha opinião é um dos principais causadores do suicídio do maior presidente q já tivemos.

  44. Fabio disse:

    Apenas mais um pilantra…

  45. Hector Palomino disse:

    Se fosse hoje Lacerda seria do PMDB.
    Muda de lado e de convicções de acordo com o momento e conveniências.

  46. Irineu R. de Oliveira disse:

    Carlos Lacerda foi um inocente útil para o golpe de 1964,hoje vejo outros “Lacerdas” cometendo os mesmo erros desse grande jornalista, no processo que golpeia a presidente Dilma.

  47. Rogerio Faria disse:

    Se existe uma cesta do lixo político brasileiro, com certeza Carlos Lacerda repousa lá.

  48. Marcelo Rodrigues Souza Lacerda disse:

    Me orgulho em pertencer a familia Lacerda. tendo Carlos Lacerda como tio avo. Carlos Lacerda é para muitos como eu, um exemplo. Teve apoio de grandes pessoas, brigou, lutou e cumpriu o seu dever. foi um verdadeiro lider, onde ia era aclamado pela populacao.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *