Início » Cultura » Esportes » Coreias se unirão durante os Jogos Olímpicos de Inverno
'OLIMPÍADAS DA PAZ'

Coreias se unirão durante os Jogos Olímpicos de Inverno

Países do sul e do norte participarão de uma modalidade juntos e desfilarão unidos na cerimônia de abertura das Olimpíadas

Coreias se unirão durante os Jogos Olímpicos de Inverno
Em 2006, em Turim, foi a última vez que a bandeira unificada foi usada (Foto: Wikimedia)

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul participarão em conjunto da modalidade hóquei no gelo feminino nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno, que serão disputados entre os dias 5 e 25 de fevereiro, na cidade de Pyeongchang. Os governos dos países chegaram ao acordo nesta quarta-feira, 17, formando a primeira equipe a participar das Olimpíadas representando as duas nações.

Além disso, os atletas dos dois países vão desfilar juntos durante a cerimônia de abertura, carregando a bandeira de uma Coreia unificada. A imagem foi usada pela primeira vez no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa de 1991, enquanto foi exibida pela última vez durante os Jogos de Inverno de Turim, na Itália, em 2006.

As negociações entre os países, que ocorreram em Panmunjom, na fronteira, duraram uma semana, contando com três representantes de cada uma das nações. Além dos acordos, a Coreia do Sul ainda enviará seus atletas de esqui para o resort Masikryong, na Coreia do Norte, para treinarem antes do início dos jogos. Ademais, ambos os países conversarão com membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre o resultado das reuniões.

A delegação norte-coreana contará com aproximadamente 550 membros, sendo 140 artistas, 230 animadores de torcida e 30 pessoas para uma demonstração especial de taekwondo, além de atletas, dirigentes e membros das comissões técnicas. O trajeto será todo feito por terra, com previsão de chegada à Coreia do Sul no dia 25 de janeiro.

Relações internacionais

Há alguns anos, a Coreia do Norte tem passado dificuldade no diálogo com outros países, sofrendo, inclusive, várias sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo seu programa nuclear, aumentando ainda mais a tensão com a nação sul-coreana. Agora, a proximidade com a Coreia do Sul, através da chamada “Olimpíadas da Paz”, parece apaziguar os ânimos.

Desde o fim da Guerra da Coreia, em 1953, a fronteira entre os países é fortemente reforçada com seu poderio militar. A interação entre as nações ocorreu depois que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, revelou estar aberto ao diálogo com a Coreia do Sul em seu discurso de ano novo. Mesmo assim, os mais críticos enxergam o mais recente diálogo entre os países como uma forma de Kim Jong-un afastar os sul-coreanos dos Estados unidos.

Fontes:
DW - Coreias desfilarão juntas e sob bandeira unificada em Jogos de Inverno

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *