Início » Cultura » Esportes » Fifa ameaça levar Copa de 2014 para a Inglaterra
Atraso

Fifa ameaça levar Copa de 2014 para a Inglaterra

Até agora o Brasil descumpriu todos os prazos estabelecidos pela entidade máxima do futebol mundial

Fifa ameaça levar Copa de 2014 para a Inglaterra
Obras no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, ainda não começaram

A única realização concreta do Brasil para receber a Copa do Mundo daqui a quatro anos foi a escolha das 12 cidades-sede. A Fifa já avisou que tem um plano B.

As obras de infraestrutura e de construção e reformas dos estádios deveriam ter começado em janeiro. Diante do fato de que nenhuma parede foi erguida, prorrogou-se o prazo para março. Outra vez a letargia predominou. O prazo do segundo adiamento termina esta semana, mas também não vem sendo levado a sério pelos organizadores da Copa do Mundo de 2014.

O recado direto da Fifa chegou ao Ministério do Esporte por parlamentares e pessoas ligadas à Confederação Brasileira de Futebol. O governo decidiu agir: a pedido do presidente Lula, o ministro Orlando Silva desistiu de concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados para centralizar as ações da Copa, e ele, por sua vez, já ameaçou reduzir o número de cidades-sede. “Nosso plano é eliminar quem não cumprir a data”.

Leia mais:

África do Sul: dos guetos ao luxo

Fontes:
Revista Veja - O plano B da FIFA

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

21 Opiniões

  1. Rodrigo disse:

    Que mentira, a FIFA não ameaçou tirar a copo da Brasil. Apesar de nitidamente insatisfeito e preocupado, o secretário-geral da Fifa descartou qualquer hipótese de o Brasil perder o direito de receber a Copa de 2014. Ainda, disse que as 12 cidades-sede devem ser mantidas (a Fifa sempre quis dez, no máximo).

    – As pessoas questionaram muito a Copa na África, mas o Brasil está mostrando que é muito difícil fazer uma por lá também. Vocês têm a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016, mas têm de fazer por onde – finalizou.

  2. Renato Cesar de Oliveira Moreira disse:

    Esta matéria pode até ser um exagero, mas que as obras estão paradas estão! Só se fala em olimpíadas em 2018 e pouco ou nada sobre os Jogos Militares Mundiais de 2011 (RJ), Copa das confederações em 2013 e copa do mundo em 2014. Todos eventos internacionais que vão ocorrer no Brasil e que são de grande importância, econômica e política,para o nosso país.

  3. Viko Cesar disse:

    Vergonhoso… tem mais que perder o direito de sediar a Copa do mundo, mesmo!

  4. João Cirino Gomes disse:

    Que me desculpem; mas Lula tem o péssimo habito de fazer promessas e ficar na dele esperando, que tudo se encaminhe sem nenhum esforço, na direção que lhe interessa!
    Mas nem todos no mundo pensam da mesma maneira! E tem mais; não vejo vantagem alguma em termos a copa do mundo financiada pelo FGTS! Pois se o trabalhador precisar de um empréstimo vai ter que pagar juros exorbitantes para consegui-lo, não é mesmo? Então como Lula pode se vangloriar por usar o FGTS do trabalhador, para financiar a copa, que nada trás de beneficio aos donos desta verba?
    Se o FGTS fosse usado para construir casas populares, eu até concordaria!
    Ai cabe aquele ditado, do brasileiro que vive de pão e circo!

  5. Hans Misfeldt disse:

    Essa Copa vai entrar na história: aquela que não aconteceu.

  6. Markut disse:

    Mentira ou não, mesmo os mais desavisados “sentem’ que a inércia e o laissez faire habitual estão justificando essa atitude extrema da Fifa.
    Para realizar uma Copa capenga, sem um planejamento social que beneficie o país pós-copa, é bom que o país sofra este vexame.
    Ao menos se evitará o clássico desperdício dos recursos da “viuva”, canalizados para a desmedida corrupção e incompetência.
    Sem o mínimo de seriedade, planejamento com visão a longo prazo e mais espírito cívico,mesmo a Olimpíada de 2016 corre o risco de se tornar outra vergonha nacional.
    Até lá, temos ainda duas eleições pela frente e muita água correrá, evidentmente, com muito maior velocidade do que a capacidade organizacional dos nossos gestores, cujo horizonte de percepção não passa das datas das eleições, que garantam a sua perpetuação no poder.

  7. Geraldo Azevedo disse:

    Na minha opinião acho uma decisão acertada da Fifa. “O Brasil não tem infra-estrutura para sediar uma copa”. “Não dá tempo para construir muita coisa” Além do caus que está o Rio de Janeiro, São Paulo, aqui em Belo Horizonte e Salvador. “Não existe segurança publica adequada para um evento dessa magnitude como acho as olimpiadas também um erro. “Nas duas o pais terá que investir muito e corre o risco de não termos o retorno esperado”. “O Brasil precia pensar sério em infra-estrutura e segurança publica. “Reconstruir o Rio de janeiro, São Paulo, Santa Catarina,Paraná, Rio Grande do Sul e também algumas cidades do Nordeste.
    É o que tinha a dizer.
    Geraldo Azevedo
    PSDB-MG

  8. Zé da Silva disse:

    O Rio de Janeiro deu um grande exemplo de organização quando da realização dos jogos panamericanos e isso pode ter sido a maior demonstração de que temos total e absoluta capacidade de realizarmos A MAIOR COPA DO MUNDO DA HISTÓRIA. LEMBREM-SE QUE TEMOS O MAIOR FUTEBOL DO PLANETA.
    O que está ocorrendo É QUE A FIFA E O COMITÊ ORGANIZADOR DA COPA estão com mêdo que Zé serra possa ser eleito presidente e juntamente com seu grupo político queiram cancelar o evento, lógicamente vendendo a concessão para outro pais e com isso dizer que tomaram tal atitude porque o governo Lula teria sido iresponsável ao assumir tal compromisso.
    ELEITOR BRASILEIRO NÓS SOMOS A QUINTA MAIOR ECONOMIA DO MUNDO e não podemos deixar políticos que amam o brasil pelas costas, também queiram tirar o nosso direito de depois de sescenta e quatro anos (64) podermos assistir uma copa do mundo em nosso país. VAMOS TER MUIUTO CUIDADO O PROJETO E AS PROMESSAS DO PRESIDENTE LULA NÃO PODEM SOFRER SOLUÇÃO DE CONTINUIDADE.

  9. Halph disse:

    Que vergonha!
    Os caras ainda estão discutindo que vai ficar com a maior parte da bolada. Não temos terroristas, nem terremoto, menos ainda vulcões. Infelizmente temos o pior: a classe politiqueira safada e sem vergonha.

  10. Alzira Mattos disse:

    O pres. deste país, um dos piores que nossa pátria teve, de cujos adjetivos vou poupá-lo, tinha é que preocupar-se em empregar nosso suado dinheiro em outras coisas: educação, educação e educação. Saúde e Segurança. Deixar de demagogia e dar instrumentos para nosso povo desenvolver-se por seu trabalho e não com farra da distribuiçlão de “bolsa família” enquanto os aposentados que trabalham mais de trinta nos, pagando mensalmente nesse período o INSS e ao aposentar-se muitos ganham o “benefício-esmola” com reajuste aviltantes! Que país é este que quer, porque quer a Copa 2014! E o nosso dinheiro vai para o ralo. Ah! Messieur De Gaule como tinhas razão…

  11. André Luiz de Jesus Silva. disse:

    Um país que não investe em educação, jamais deverá assumir ou mesmo ser convidado a prestar qualquer serviço ou realização de eventos, como é a Copa do Mundo, de importância mundial. Torço, da mesma forma que torci contra a escolha deste país, para que perca a Copa. Não que eu não seja patriota, porém, imagino que todos aqueles que alegam trabalhar em nosso (brasileiros) favor, devem ter um compromisso maior com o processo, de longo prazo, de melhoria das condições do serviço público.

  12. Luiz Alberto Garcia disse:

    Bem, agora encontramos o artigo da Copa!
    O Brasil tem mania de pensar que só as capitais tem capacidade para suportar eventos de magnitude iguais a uma copa. No interior do país tambem temos infraestrutura capazes de tal evento, sem os inconveniente que conhecemos.
    Uberlândia, minha terra, tem um estadio exemplar, que já abrigou perto de 100 mil torcedores, em partida da seleçao Brasileira, hoje modernizado, com cadeiras em toda arquibancada, sua capacidade caiu uns 25%, continuando perfeitamente apto a receber partidas de copa do mundo.

  13. Luiz Antonio Gonçalves da Silva disse:

    O Brasil é o país da última hora. Só constrói contenções de encostas após um grande número de pessoas morrerem. Qualquer compromisso com data marcada para o término é deixado para ser cumprido no último dia. Veja o IRRF ! Campanhas de vacinações são feitas após um estrondoso surto de determinada moléstia, e só nos vacinamos no último dia. Enfim, se for falar tudo não haverá espaço e vamos ficar cansados. Países realizaram grandes espetáculos nas Copas que sediaram. Aqui estamos caminhando a passos de tartaruga e tenho certeza se conseguirmos fazer a Copa, teremos um grande espetáculo de mulatas, brancas, negras, louras e tantas outras com seus bum-buns sarados rebolando para o mundo mostrando que aqui é realmente um país de bunda- mole.

  14. weller marcos disse:

    Aparentemente, a Copa do Mundo de Futebol é uma competição esportiva, com a tradição de melhor desempenho da seleção brasileira. Na globalização essa competição perdeu a sua característica original deixando de ser um esporte para se tornar um grande negócio. Milhões dos recursos públicos são gastos pelos governos para a sustentação dessa farsa. De modo geral a maioria dos políticos é que está envolvida na organização da Copa de 2014 no Brasil, e verdadeiros absurdos estão sendo cometidos em todas as capitais contempladas para o espetáculo ainda que remoto. Em Cuiabá – uma das sedes da Copa estão demolindo um estádio para construir outro no mesmo local; a cidade vai receber u’a maquiagem urbanística com a construção de viadutos, teleféricos, novas avenidas, hotéis, lanchonetes, bares, motéis, lavanderias, blocos de apartamentos, hospitais, e até equipamentos e armas para o sistema de segurança pública. Por detrás de tudo isso estão as mais referendadas raposas políticas do estado, articulando todas essas promessas ao povo. Serão ao todo, no máximo, dois jogos sem maior expressão. Não querendo ser pessimista, acreditamos no que diz o senhor Markut: ” Ao menos se evitará o clássico desperdício dos recursos da “viuva”, canalizados para a desmedida corrupção e incompetência”.
    Adios Muchachos

  15. JOSE ROBERTO disse:

    Estou de acordo com a fifa, levar a copa para a inglaterra, pois aqui no BRASIL,ainda falta muita coisa, tem cidade que nem esgoto tem,,aposentado não tem dinheiro para comprar remedios, etc…..a inglaterra seria bem melhor…….

  16. carlos alberto disse:

    Uma nação que ganhou a taça mais cobiçada do mundo e permitiu – por negligência – que a roubasse e fosse derretida, de uma forma obscura, fato que até hoje não foi esclarecido direito, não merece ganhar mais título nenhum, muito menos sediar a copa do mundo.

  17. Maria Teresa Neves Pereira de Assunção disse:

    OLÁ MINHA GENTE !!!MUITA CALMA NESSA HORA !!!
    É muito triste ouvir sempre a mesma “Ladainha”
    falta de verba para educação, saúde,habitação, segurança, estradas esburacadas,bolsa família,aposentados, etc..etc..JÁ CONHECEMOS ESSE DISCURSO. KI TAL ?? MUDARMOS O PADRÃO DE PENSAMENTO, E DAR O NOSSO RECADINHO NAS URNAS??!! O Brasil sendo um país dessa magnitude, problemas surgirão sempre.E esse é apenas mais um, do qual o velho e conhecido “Jeitinho Brasileiro” encontrará a solução.AFINAL!! SOMOS OU NÃO SOMOS O PAÍS DO SAMBA..FUTEBOL…REBOLATION…EMBROMATION…
    CANASTRATION…etc,etc… rsrsrs
    TÉKA ASSUNÇÃO

  18. dimas disse:

    EU penso que a falta de confiança dos Brasileiros em seu proprio país causa esse rebuliço.Ainda mais o LuLa deve sofrer muito com um povo que desvaloriza a propria a patria.
    Como disse uma certa escritora holandesa:Para os brasileiros o mundo inteiro presta,menos o Brasil.Isso mostra que o mundo ja conhece o nosso odio sobre o nosso proprio país.
    Eu penso que a coisa certa é parar de falar mal do nosso país e fazer alguma coisa para melhora-lo.

  19. gustavo disse:

    Se a copa não for no país temos que boicotar o futebol brasileiro. Chega de comprar camisas e produtos da seleção brasileira e dos clubes brasileiros. Radicalismo total, não devemos assistir mais os jogos na tv dos campeonatos estaduais e do brasileirão. Não devemos ir aos estádios assistir os jogos. Exigir a saída de Ricardo Teixeira e de todo seu grupo.

  20. Lauro disse:

    Espero que isso não aconteça, seria humilhante para o país do futebol e o Brasil correria o sério risco de perder a credibilidade para os jogos de 2016.
    Acho que vai dar tempo, mas acho que o Brasil vacilou, já deveriamos estar com tudo pronto antes de nos candidatarmos para a Copa de 2014, o que me deixa mais tranquilo é que os Estados Unidos ofereçeram ajuda, isso pode nos salvar de um vexame, por outro lado acho deprimente alguns “brasileiros” torçerem contra o Brasil por causa de mesquinharia política!!

  21. wadilson teixeira disse:

    SENSACIONAL.. QUE COINCIDENCIA AGRADAVEL..ESTAREI POR LÁ NESSA ÉPOCA.. PAÍS QUE JÁ TRABALHEI. INGLESES CHATOS, SISTEMÁTICOS, MAS COM UMA VANTAGEM, EXTREMAMENTE ÉTICOS. ISSO É O MÍNIMO PRA ACABAR COM ESSA PALHAÇADA E ESSE ESPETACULO CIRCENSE DO PT. CHEGA DE SONHO E ILUSÃO: O PAÍS PRECISA AMADURECER, CRESCER E VIRAR NAÇÃO DE VERDADE, E NÃO VITRINE SEM CONTEÚDO. FALTA MUITA COISA PRA ISSO AQUI SE CHAMAR DE PAIS. FALTA PROSPERIDADE.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *