Início » Cultura » Esportes » Olimpíadas são como uma religião
ESPÍRITO OLÍMPICO

Olimpíadas são como uma religião

Assim como todas as religiões, os Jogos Olímpicos afirmam a diversidade, a universalidade humana e o anseio pela transcendência

Olimpíadas são como uma religião
A dimensão espiritual está visível nas competições (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

As Olimpíadas são a expressão máxima do anseio humano pela transcendência, e guardam muitas semelhanças com um festival religioso, tanto as da Grécia antiga quanto as modernas.

Durante as Olimpíadas, pessoas de vários países e realidades diversas colocam suas diferenças de lado para celebrar o comprometimento com um único e nobre ideal. Os Jogos Olímpicos foram criados para exaltar a inspiração, a generosidade e a positividade.

Assim como todas as religiões, eles afirmam a diversidade e a universalidade humana. A diferença é que, graças à televisão, toda a população mundial participa desta celebração.

Pierre de Coubertin, o nobre francês responsável por trazer as Olimpíadas para a era Moderna, nunca escondeu que lutava contra o monoteísmo, em sua visão um dos maiores erros da humanidade. A proposta de Coubertin era fazer dos Jogos uma religião. Segundo ele, essa deveria ser a essência primordial das Olimpíadas.

E ele não estava errado. A dimensão espiritual está visível nas competições. Até mesmo na aversão a trapaças. Na Grécia antiga, quando um competidor era flagrado trapaceando, uma estátua de Zeus, o pai de todos os deuses gregos, tinha de ser erguida como forma de reparar o erro. Ainda hoje, o tom de sacrilégio é o mesmo em relação às trapaças. Atualmente, elas são vistas como a perversão de uma obrigação sagrada.

Fontes:
The Economist-The Olympics as a kind of religion

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *