Prezados leitores,
o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.
O Ministério de Cultura da Grécia anunciou nesta semana ter encontrado restos estruturais da antiga cidade grega de Tenea. A cidade teria sido fundada por prisioneiros da Guerra de Troia, mas até então permanecia apenas como uma crença popular.
Arqueólogos já haviam encontrado evidências que estavam sendo atribuídas a Tenea, como a estátua Kouros de Tenea, descoberta em 1846, e um sarcófago com restos de um esqueleto feminino da alta sociedade, desenterrado em 1984.
O sarcófago foi descoberto no local onde os arqueólogos acreditavam que Tenea estava localizada, mas nenhum forte indício comprovava a teoria. A cidade estaria localizada ao sul do antigo porto de Corinto, na faixa de terra que liga a Grécia ao Peloponeso.
Em 2013, a arqueóloga Elena Korka, atual diretora de Antiguidades e Patrimônio Cultural da Grécia, iniciou uma pesquisa no local. Encorajados por pequenas descobertas, ela e sua equipe começaram a escavar, conforme a arqueóloga contou durante uma palestra na Universidade de Nova York em 2017.
“Nosso objetivo final não era apenas a descoberta de um antigo teatro supostamente presente, mas a descoberta de evidências que nos ajudariam a encontrar restos do assentamento da antiga Tenea”, explicou na ocasião.
Em 2017, o Ministério da Cultura da Grécia revelou que a equipe de arqueólogos havia encontrado grandes tesouros e artefatos extraordinários, enquanto escavava. No entanto, até então, nada comprovava, de fato, a existência de uma próspera cidade.
Agora, porém, o Ministério da Cultura divulgou uma imagem com muros de pedras e restos estruturais do que poderia ter sido a cidade há 3 mil anos. Elena Korka revelou que ela e sua equipe descobriram abertura de portas, paredes e pisos distintos, além de cerâmicas que vão do século IV a.C. até o fim do Império Romano.
Οι εργασίες επικεντρώθηκαν σε δύο κυρίως χώρους: στην περιοχή όπου εκτείνεται οργανωμένο νεκροταφείο ελληνιστικών και ρωμαϊκών χρόνων με συνοδά κτίρια και εγκαταστάσεις και σε χώρο όπου για πρώτη φορά εντοπίστηκαν και ανασκάφηκαν οικιστικά κατάλοιπα της αρχαίας Τενέας. pic.twitter.com/hJ1f6TAdle
— Ministry of Culture (@cultureGR) November 14, 2018
Leia também: Arqueólogos encontram trecho antigo do poema ‘Odisseia’
Leia também: Troia – sim, a lendária cidade existe!