Início » Cultura » Cidade construída por prisioneiros de Troia é encontrada
GRÉCIA

Cidade construída por prisioneiros de Troia é encontrada

Evidências já apontavam para a existência da cidade de Tenea há centenas de anos, mas apenas agora provas concretas foram encontradas

Cidade construída por prisioneiros de Troia é encontrada
Trabalhos de escavação descobriram diferentes artefatos (Foto: Ministério da Cultura da Grécia/Twitter)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Ministério de Cultura da Grécia anunciou nesta semana ter encontrado restos estruturais da antiga cidade grega de Tenea. A cidade teria sido fundada por prisioneiros da Guerra de Troia, mas até então permanecia apenas como uma crença popular.

Arqueólogos já haviam encontrado evidências que estavam sendo atribuídas a Tenea, como a estátua Kouros de Tenea, descoberta em 1846, e um sarcófago com restos de um esqueleto feminino da alta sociedade, desenterrado em 1984.

O sarcófago foi descoberto no local onde os arqueólogos acreditavam que Tenea estava localizada, mas nenhum forte indício comprovava a teoria. A cidade estaria localizada ao sul do antigo porto de Corinto, na faixa de terra que liga a Grécia ao Peloponeso.

Em 2013, a arqueóloga Elena Korka, atual diretora de Antiguidades e Patrimônio Cultural da Grécia, iniciou uma pesquisa no local. Encorajados por pequenas descobertas, ela e sua equipe começaram a escavar, conforme a arqueóloga contou durante uma palestra na Universidade de Nova York em 2017.

“Nosso objetivo final não era apenas a descoberta de um antigo teatro supostamente presente, mas a descoberta de evidências que nos ajudariam a encontrar restos do assentamento da antiga Tenea”, explicou na ocasião.

Em 2017, o Ministério da Cultura da Grécia revelou que a equipe de arqueólogos havia encontrado grandes tesouros e artefatos extraordinários, enquanto escavava. No entanto, até então, nada comprovava, de fato, a existência de uma próspera cidade.

Agora, porém, o Ministério da Cultura divulgou uma imagem com muros de pedras e restos estruturais do que poderia ter sido a cidade há 3 mil anos. Elena Korka revelou que ela e sua equipe descobriram abertura de portas, paredes e pisos distintos, além de cerâmicas que vão do século IV a.C. até o fim do Império Romano.

Leia também: Arqueólogos encontram trecho antigo do poema ‘Odisseia’
Leia também: Troia – sim, a lendária cidade existe!

Fontes:
The Washington Post-A lost ancient city built by Trojan War captives has been found, Greek officials say

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *