Início » Cultura » Começa a Semana de Arte Moderna
NESTA DATA

Começa a Semana de Arte Moderna

O evento, iniciado em 11 de fevereiro de 1922, marcou a ruptura com as formas estéticas europeias conservadoras que serviam de modelo para a arte brasileira

Começa a Semana de Arte Moderna
Semana de Arte Moderna uniu grandes nomes da cultura brasileira em 1922 (Fonte: BrasilEscola)

A Semana de Arte Moderna, que aconteceu entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, marcou a ruptura com as formas estéticas europeias conservadoras que serviam de modelo para a arte brasileira. Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria, nacionalista, embora as tendências modernistas já vigorassem na Europa.

O Brasil passava por um momento de discordância no cenário artístico. Uma parte dos artistas buscava a liberdade criadora, liberdade para se expressar além dos limites da realidade. Do outro lado estavam os artistas tradicionais que defendiam a arte como a cópia fiel do real.

O ápice dessa discussão foi o evento de 1922, quando a nova arte foi exposta. O estilo europeu desprezado pelos artistas modernistas era ainda muito apreciado no Brasil, o que causou grande alvoroço e insatisfação por parte do público. Contribuiu também para a recusa o fato de não se ter definido um padrão. O que os expectadores viram no evento foram experiências dos artistas que procuravam liberdade para criar.

A popularização da renovação na arte brasileira aconteceu após uma dura crítica feita pelo escritor Monteiro Lobato à exposição da pintura expressionista de Anita Malfatti em 1917. O episódio, ao contrário de derrubar a corrente artística, serviu de incentivo para a Semana de Arte Moderna.

Os grandes nomes que participaram da Semana, entre artistas plásticos, escritores, músicos e arquitetos foram: Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Vicente do Rego Monteiro, Goeldi, Antonio Garcia Moya, Georg Przyrembel, Victor Brecheret, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Guilherme de Almeida, Villa-Lobos e Guiomar Novais.

Como não existia um ideal comum entre os participantes do evento eles se dividiram em movimentos diferentes. Todos agradecidos pela herança deixada pela Semana de Arte Moderna, que ganhou valor histórico com o passar dos anos.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

11 Opiniões

  1. lizi disse:

    quais foram as críticas feitas Às esculturas de victor Brecheret

  2. alini braga castro disse:

    estamos fezendo um seminario sobra esse assuntoooo..

  3. João Cirino Gomes disse:

    Quando nossos representantes declaram publicamente que não gostam de ler, deixam a educação e a cultura sucateada que pode se esperar?
    O interessante é que contraditóriamente, quem não gosta de ler, efetue mudança na ortografia e gramática, nos enfie sua biografia ensaiada e filmes goela a baixo!
    E com a verdadeira cultura, e educação quem se importa?

  4. Amadeu Pereira dos Santos disse:

    Pelas perguntas que já fizeram sobre a Semana de Arte Moderna, é fácil de se concluir que, como era de se esperar, por causa da decadência do ensino no Brasil, o povo fosse perdendo de vista fatos importantes da nossa história de um modo geral e, principalmente, da história da Literatura brasileira.Esse desconhecimento referente à arte de escrever talvez possa ser justificado, também, em razão dos novos meios de comunicação que foram surgindo ao longo da história. Quando não havia televisão e o acesso a rádios era muito restrito, o livro era o meio pelo qual as pessoas se abasteciam de conhecimento e cultura. As novelas de hoje em dia substituíram, em parte significativa, o livro. Muita gente não atenta para o fato de que as novelas antes de irem para as telinhas passam obrigatoriamente pelo crivo laborioso da pena do escritor. De tal sorte que a arte de escrever continua, mas sem a abrangência que alcançava antigamente. Penso que pode ser essa uma das causas pelas quais nunca mais se viu um evento como aquele que aconteceu em 1922, chamado “Semana de Arte Moderna” cujo objetivo foi buscar novos caminhos para o desenvolvimento da Arte no Brasil.

  5. carol disse:

    eu gostaria de saver quais as contribuições de antonio moya na semana da arte moderna.e aqui não fala nada disso.

  6. cristina disse:

    Muito boa sua matéria.

    Gostaria de saber a qual revista se encontra esta figura.

  7. Franciellen disse:

    eu queria sabe PORQUE aconteceu a semana da Arte Moderna!!!

  8. vandercelia leal disse:

    gostaria de saber mais sobre os beneficios da semana de arte moderna.

  9. ♫Julia♪ disse:

    Eu gostaria q vcs botassem alguma coisa da semana da arte deste ano!!!

  10. thamirys disse:

    @Débora, é isso mesmo debora ,vc parece gostar de arte moderna

  11. Débora disse:

    pessoas podiam dar opiniões do que elas acham sobre a semana arte moderna

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *