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Começava a construção da ferrovia Santos-Jundiaí

No dia 24 de novembro de 1860, começou a construção da ferrovia Santos-Jundiaí

Começava a construção da ferrovia Santos-Jundiaí
Santos-Jundiaí foi a primeira ferrovia do Estado de São Paulo (Reprodução/Acervo da Cidade de Santos)

No dia 24 de Novembro de de 1860, a empresa São Paulo Railway, que pertencia ao Barão de Mauá, iniciou a construção da ferrovia Santos-Jundiaí. A estrada de ferro liga a cidade de São Paulo, capital do estado e a mais rica cidade do país, ao porto de Santos de modo a facilitar o transporte de produtos. Foi a primeira ferrovia do estado de São Paulo.

Em 1859, Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, conscientizou-se da necessidade da construção de uma ferrovia que ligasse a cidade de São Paulo ao porto. Mauá usou sua influência para convencer os governantes a iniciar a contrução. O trecho com 800 metros de altitude e 8 quilômetros de extensão da Serra do Mar era considerado intransponível. Para realizar esta tarefa, o Barão contratou um dos maiores especialistas em ferrovias no mundo,  o engenheiro ferroviário britânico James Brunlees.

Brunlees trouxe consigo especialistas do Reino Unido em construção de ferrovias em declives, o projeto foi feito e aprovado, a partir daí criou-se a São Paulo Railway Company.

O terreno do trecho em que a estrada foi construída era muito instável, por isso não foi possível usar explosivos para abrir caminho durante o projeto. As escavações foram feitas manualmente.

O contrato de construção com a São Paulo Railway Company era de oito anos, porém a obra terminou com dez meses de antecedência, no dia 16 de fevereiro de 1867. Em 1895 a ferrovia foi ampliada devido ao volume de transporte do café para exportação. O novo trecho, paralelo ao primeiro projeto, ficou conhecido como Serra Nova.

A concessão dada pelo governo à exploração da estrada pelo britânicos gerou protestos da população no ano de 1889, porém a Santos Jundiaí só veio a ser estatizada em 1946, quando o contrato de concessão aos ingleses se encerrou. Em 1948, deixou de ser São Paulo Railway para se tornar ferrovia Santos-Jundiaí, como é conhecida até hoje.

Fontes:
História E-História-De Santos a Jundiaí: a primeira ferrovia paulista (Parte 1)

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