Início » Cultura » Congresso dos EUA autoriza George W. Bush a atacar o Iraque
Nesta Data

Congresso dos EUA autoriza George W. Bush a atacar o Iraque

No dia 11 de outubro de 2003, o Congresso dos EUA autorizou o presidente George W. Bush a realizar ofensiva militar contra o Iraque de Saddam Hussein

Congresso dos EUA autoriza George W. Bush a atacar o Iraque
A alegação do EUA era que o presidente Saddam Hussein mantinha um arsenal de armas químicas que ameaçavam a paz mundial (Reprodução/Internet)

No dia 11 de outubro de 2003, o Congresso americano dá a George W. Bush autoridade para o uso de força contra o Iraque. Com isso, no ano seguinte, iniciou-se a Guerra do Iraque. A alegação dos EUA era que o presidente Saddam Hussein mantinha um arsenal de armas químicas que ameaçavam a paz mundial.

Mesmo não provando a existência do arsenal bélico iraquiano, o governo norte-americano conseguiu derrubar o ditador Saddam Hussein, que foi posteriormente julgado e condenado à morte  pela Justiça iraquiana. Mas, ao invés de afugentar os grupos radicais do cenário político iraquiano, a intervenção dos EUA incentivou o crescimento dos grupos fundamentalistas islâmicos no Oriente Médio.

A população iraquiana parece viver uma situação ainda mais complicada. Depois da invasão, os vários atentados contra civis colocam o país em constante estado de alerta. Algumas estimativas dizem que a presença norte-americana já foi responsável por mais de 40 mil mortes. Ainda assim, os Estados Unidos comemoraram a prisão de alguns importantes lideres de organizações terroristas escondidas no Iraque. A guerra terminou oficialmente no dia 15 de dezembro de 2011.

Fontes:
História do Mundo-Guerra do Iraque

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *