Cultura

Conheça a origem dos nomes das bandas U2 e Rolling Stones

fonte | A A A

U2 – A origem do nome

Existem duas teorias para a origem do nome da banda U2. Ele pode ter sido inspirado nos aviões homônimos, utilizados pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria e projetados para não serem detectados por radares. Um desses aviões foi derrubado quatro dias antes de o vocalista Bono Vox nascer, no ano de 1960. O baixista Adam Clayton teria lido um artigo sobre o assunto que o teria inspirado, quando procurava um nome para o grupo.

A segunda teoria para o nome do grupo irlandês teria relação com a filosofia de interatividade da banda com seu público: a audiência faria parte dos espetáculos junto aos músicos – you too, ou você também, seria a frase a traduzir essa idéia.

Rolling Stone – A banda, a música, a revista

O nome está presente em pelo menos três elementos do rock: a banda Rolling Stones, a música Like a rolling stone, de Bob Dylan, e a revista norte-americana Rolling Stone. Quem veio primeiro?

A inspiração para o nome da banda de Mick Jagger e cia. tem origem numa música gravada por um grande nome do blues norte-americano, Muddy Waters, lançada em 1950 com o nome de Rollin´Stone. Waters foi um artista de grande importância no cenário musical dos anos 50 e 60, especialmente porque teve a ousadia de amplificar instrumentos em shows pela primeira vez e fazer associações entre estilos musicais que até então não se costumava misturar. Várias das canções que Waters gravou receberam interpretações de diferentes bandas, com estilos variados, como I've Got My Mojo Working, Hoochie Coochie Man, She's Nineteen Years Old e Rolling and Tumbling. Sua influência foi além do blues, estendendo-se ao rhythm´n´blues, folk, country e ao rock.

Da mesma forma que os Rolling Stones se inspiraram na música que Muddy Waters gravou doze anos antes de sua formação – os Stones tiveram início em 1962, quando Mick Jagger e Keith Richards, que haviam sido amigos na infância, se reencontraram e notaram seu interesse comum pelo blues e o rock – Bob Dylan também se inspirou em Waters para batizar sua Like a rolling Stone, em 1965.

Robert Allen Zimmerman – o nome de batismo de Dylan – alcançou imenso sucesso com sua canção, que marcaria não só a carreira dele como a história do rock n´roll. Retratando os problemas de uma adolescente perdida, Like a rolling stone ficou em segundo lugar nas paradas americanas. Somente em 1995 os Rolling Stones gravariam a canção de Dylan, lançada no álbum Stripped, que trouxe também regravações acústicas de músicas de peso dos Stones.

A Revista Rolling Stone, a primeira dos Estados Unidos especializada em rock, foi lançada em 1967. Tudo indica que teve seu nome inspirado na banda liderada por Jagger, já que o fundador da publicação, Jann Wenner, era uma pessoa próxima do vocalista. No entanto, alguns sites especulam que também o batismo da publicação tenha se dado por inspiração direta em Muddy Waters.

De volta ao topo comentários: (1)

Sua Opinião

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Estado

Cidade

  1. eudiny manuella disse:

    muito bom o site