Início » Cultura » Conheça o primeiro samba gravado
HISTÓRIA DO SAMBA

Conheça o primeiro samba gravado

O sucesso de 'Pelo Telefone' marcou o reconhecimento do samba como novo gênero musical

Conheça o primeiro samba gravado
'Pelo Telefone' foi concebido em uma roda de samba, onde acontecem improvisações e criações colaborativas espontâneas (Reprodução/Internet)

Segundo registros da Biblioteca Nacional, “Pelo telefone” foi o primeiro samba gravado no Brasil. A música, composta em 1916, no Rio de Janeiro, por Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga, e Mauro de Almeida, foi elaborada na casa de Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata, grande fomentadora da cultura negra no Brasil. Por ter sido concebida em uma roda de samba, onde acontecem improvisações e criações colaborativas, a autoria da canção foi reivindicada por vários músicos que participavam do encontro. A composição marcou também a transição do maxixe para o samba e o reconhecimento do segundo como novo gênero musical.

Leia mais: Confete, serpentina e marchinhas
Leia mais: Confira lista de filmes sobre Carnaval

Além da autoria, existem várias polêmicas sobre o primeiro samba do Brasil: a origem da letra, se realmente é o primeiro samba e até mesmo se pode ser chamado de samba. Toda essa discussão trouxe ainda mais magia e charme para a música. “Pelo Telefone” tem uma estrutura ingênua e fora de ordem, melodias e refrões diferentes, o que reforça a teoria de que realmente foi composta aos pedaços.

Certas versões da música mostram a expressão “o chefe da polícia”, já em outras “o chefe da folia”, essa alteração na letra servia para evitar problemas com as autoridades e estão relacionadas a uma versão popular que, de acordo com Donga, foi inspirada numa situação que envolveu Irineu Marinho, na época proprietário do jornal “A noite”. A armação tinha objetivo de destituir seu desafeto, o chefe de polícia do Rio de Janeiro Aureliano Leal. Seria montada uma roleta no Largo da Carioca que serviria apenas para desmoralizar Aureliano, já que ele havia determinado que seus subordinados informassem “antes pelo telefone” aos infratores, a apreensão do material usado no jogo de azar. Seguem as duas versões da música, a oficial e a do povo:

Confira a letra oficial de “Pelo telefone”, primeiro samba gravado no Brasil:

“O chefe da folia / Pelo telefone / Manda avisar / Que com alegria / Não se questione / Para se brincar. Ai, ai, ai, / Deixa as mágoas para trás / Ó rapaz! /Ai, ai, ai, / Fica triste se és capaz / E verás Tomara que tu apanhes / Pra nunca mais fazer isso / Tirar amores dos outros /E depois fazer feitiço…Ai, a rolinha / Sinhô, Sinhô / Se embaraçou / Sinhô, Sinhô/ É que a avezinha / Sinhô, Sinhô / Nunca sambou / Sinhô, Sinhô,/ Porque esse samba, /Sinhô, Sinhô, / É de arrepiar, /Sinhô, Sinhô,/ Põe a perna bamba / Sinhô, Sinhô, / Me faz gozar, / Sinhô, Sinhô.O “Peru” me disse/ Se o “Morcego” visse / Eu fazer tolice,/ Que eu então saísse / Dessa esquisitice / De disse que não disse. Ai, ai, ai, / Aí está o canto ideal / Triunfal / Viva o nosso carnaval. / Sem rival. Se quem tira o amor dos outros / Por Deus fosse castigado / O mundo estava vazio / E o inferno só habitado.Oueres ou não / Sinhô, Sinhô, / Vir pro cordão / Sinhô, Sinhô / Do coração, / Sinhô, Sinhô. / Por este samba”

A esta é a versão popular, não oficial:

“O chefe da polícia / Pelo telefone / Mandou avisar / Que na Carioca / Tem uma roleta /Para se jogar /Ai, ai, ai /O chefe gosta da roleta,/ Ô maninha / Ai, ai, ai / Ninguém mais fica forreta / É maninha. / Chefe Aureliano, / Sinhô, Sinhô, / É bom menino, / Sinhô, Sinhô, / Prá se jogar,/ Sinhô, Sinhô, / De todo o jeito, /Sinhô, Sinhô, / O bacará / Sinhô, Sinhô, / O pinguelim, / Sinhô, Sinhô, / Tudo é assim”

Fontes:
MPB Cifrantiga - Pelo Telefone, o primeiro samba

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

5 Opiniões

  1. Paulo Fernando disse:

    Existem várias polêmicas sobre o primeiro samba do Brasil: a origem da letra, se realmente é o primeiro samba e até mesmo se pode ser chamado de samba. Toda essa discussão trouxe ainda mais magia e charme para a música. “Pelo Telefone”. O articulista foi muito feliz ao relembrar a memória do povo brasileiro nesta coluna, mas é impressionante e admirável a letra, música e engenhosidade desta criação da alegria de tanta gente e em especial do povo carioca, que teve a origem desta linda musica que se transformou num samba.

  2. Osvaldo Gomes Bomfim disse:

    Grande compositor de samba o Donga…

    Donga, Pelo Telefone fez sucesso nos carnavais de 1917 e 1919. Pixinguinha o convidou para formar um conjunto que encheu por meses seguidos o Cine Teatro Palais e fez diversas excursões pelos Estados. “Os Oito Batutas” que incluia o China, irmão de Pixiguinha,foram financiados pelo milionário Arnaldo Guingle que intusiamado, levou o grupo para Paris, onde ficaram seis meses encantando o s frequentadores do Sherazade, abrindo o mercado internacional para o músico negro brasileiro.

    Ismael Silva, Sinhô, o Bide, Heitor do Prazeres, Cartola, Ataulfo Alves, Nelson Caquinho, Nonô, Ciro Monteiro, Clementina, Blecaute e muitos outros negros fizeram a história do samba no Brasil.

    Mas nem só de samba vive as músicas negras, o Padre José Maurício se destacou como o maior compositor clássico brasileiro e empolgou Dom João VI.
    Felipe Alberto também surpreendeu o Imperador por se destacar no ensino, Otacílio, mestre de muitas ciências, morreu dando aula, Benjamim de Oliveira no Circo, Poeta Solano Trindade, Calixto na caricatura, Pinto Bandeira Estevão Silva e Pinto Bandeira, os pintores. Todos eles foram grandes homens que fizeram a história do Brasil, mas nunca é tarde, os grandes negros, estão sendo trazidos agora para serem homenageados e para a imortalidade da “História do Brasil”.

    Um dia, esta pergunta, será matéria obrigatória em todas as escolas brasileiras, pergunta de vestibular.
    – Quem fundou a primeira escola de samba do Brasil?

    O Brasil é conhecido como o país do samba e do futebol.

    Voce sabe responder esta questão?

    Osvaldo Gomes Bomfim é ambientalista, presidente da ONG DA MAÇÃ – Amigos do Meio Ambiente.
    http://www.praiadamaca.com.br
    osvaldo@gomesbomfim.com.br

  3. Luz Antonio Batista disse:

    Espetacular!

  4. paulo cezar da costa silva disse:

    SE Pelo telefone não é o primeiro samba como se questionam qual seria o verdadeiro primeiro.
    se antes não existiria acho que é cultural todos querem ser o primeiro mas correr nada.

  5. Samuel Santos disse:

    O primeiro samba gravado foi em 1907 e foi a musica Um samba na Penha autoria de Assis Pacheco,interpretado pela atriz pepa delgado.Ate chegar a essa polemica musica “Pelo telefone “,houveram antes outros fonogramas registrados em disco ,tudo pelas Casas Edson.Esse primeiro samba foi gravado por uma paulistana e composto por um paulista ,mas os cariocas não querem admitir isso ,querem deixar as coisas como estão ,pois seus artistas são os formadores de opinião e queridinho da midia

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *