Início » Cultura » Czar Pedro funda São Petersburgo
NESTA DATA

Czar Pedro funda São Petersburgo

No dia 27 de maio de 1703, o czar Pedro funda a cidade de São Petersburgo, que, até 1918, foi a capital do Império Russo

Czar Pedro funda São Petersburgo
Catedral Nossa Senhora de Cazã, um dos principais pontos turísticos de São Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia (Foto: Wikipédia/Ivan Smelov)

São Petersburgo é uma cidade da federação russa. Em outras épocas chegou a ser chamada de Leningrado, entre 1924 e 1991, e Petrograd, entre 1914 e 1924. Antiga capital do Império Russo, a cidade foi fundada em 27 de maio de 1703, pelo czar Pedro, o Grande.

São Petersburgo foi capital durante dois períodos da história do Império Russo, o primeiro por apenas 15 anos, entre 1713 e 1728. A segunda era foi mais longeva, de 1732 até 1918, quando a Revolução Russa tornou Moscou o novo centro político do país.

É a quarta maior cidade da Europa em extensão territorial e a segunda da Rússia. Tem mais de quatro milhões de habitantes e é um ponto estratégico para o país no Mar Báltico e tem uma vida cultural agitada.

Foi em São Petersburgo que o exército soviético venceu as forças de Adolph Hitler, fato que iniciou a derrocada da Alemanha no conflito e o fim da guerra.

Fontes:
InfoEscola-São Petersburgo

1 Opinião

  1. Roberto disse:

    A Venezia do norte, assim chamada pela beleza incrivel dessa grande cidade, vale apena visitar.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *