Início » Cultura » É criado o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Nesta Data

É criado o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

No dia 26 de janeiro de 1938, foi criado o IBGE

É criado o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
O IBGE cede dados importantes para acompanhar o desenvolvimento econômico e social do país (Foto: Reprodução/Internet)

Em 26 de janeiro de 1938, é criado o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).O órgão é responsável por levantamentos demográficos, pesquisas estatísticas, manutenção dos indicadores do Brasil e informações geográficas.

A história do IBGE começa em 26 de janeiro de 1938, quando o governo brasileiro funde o Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Conselho Brasileiro de Geografia (CBG). Essa junção forma o IBGE, que inicia seu primeiro projeto: traçar as coordenadas de todas as cidades e vilas do país.

Em 1940, consegue pela primeira vez na história realizar uma pesquisa de censo da população. Até a década de 1960, o IBGE tinha a função de fixar normas para a uniformização da cartografia no país. Em 1967, essas funções passam ao COCAR (Comissão de Cartografia), que é administrado pelo instituto.

Hoje em dia, a principal atribuição do IBGE é administrar o Sistema Cartográfico Brasileiro, realizar o Censo Demográfico do país, uma pesquisa de campo para saber o número de habitantes, concentração demográfica, renda per capita, entre outros dados. Esses dados são usados como indicadores de desenvolvimento social e econômico do Brasil.

Fontes:
InfoEscola-Instuto Brasileiro de Geografia e Estatística

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *