Início » Cultura » É extinta a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
Nesta Data

É extinta a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas

País protagonizou a Guerra Fria contra o EUA e era formado por diversas nações subordinadas à Rússia

É extinta a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
URSS começou sua abertura no governo de Gorbatchev, que culminou no fim do país em 1991 (Ilustração: Reprodução/Internet)

No último dia de 1991, deixou de existir a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). O país, que protagonizou a Guerra Fria contra os Estados Unidos, entrou em crise financeira após a morte de Stalin, no fim da década de 80 os países-membro começaram a reivindicar a independência em relação ao governo central de Moscou e em dezembro só restavam Turcomenistão e Cazaquistão na URSS. Até que dia 31 de dezembro de 1991 o país foi extinto.

Após a morte de Josef Stalin, líder que conduziu o país à vitória na Segunda Guerra Mundial e ficou no poder de 1922 a 1953, a URSS passou a ser governada por Nikita Kruchev, que promoveu a descentralização da administração do país, antes concentrada nas mãos de Stalin. Kruchev e conseguiu manter o país em desenvolvimento no período.

Seu sucessor, Leonid Brjnev, deu seguimento ao seu modelo e também passou grande período no poder, mas ao fim de sua administração o país já entrava em crise. Após a saída de Brjnev, Andropov e Constantin Tchernenko assumiram o governo soviético. A situação social, política e econômica do país se agravou e a população começou a se incomodar com a situação.

Em 1985, Mikhail Gorbatchev assumiu o governo da URSS e trouxe ideias inovadoras de reformulação econômica (Perestroika) e política (Glasnost). O país passou a dar sinais que desejava o fim da Guerra Fria. Em 1986 Gorbatchev se reuniu com o presidente americano Ronald Reagan e deu início ao projeto de desarmamento.

Em agosto de 1991, a maior parte do países que compunha a União Soviética passou a pedir pela independência, o que logo se tornou uma realidade. O país se desmembrou e formou diversos outros, que formaram um bloco conhecido como Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Oficialmente a URSS deixou de existir no dia 31 de dezembro de 1991.

Fontes:
Brasil Escola-Fim da União Soviética

2 Opiniões

  1. Marluizo Pires Cruz disse:

    A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas dissolveu-se oficialmente em 26 de dezembro de 1991. Mas parece que o modelo político de poder vem sendo tentado implantar em outro país continental contando com vinte e seis estados autônomos, um distrito federal autônomo, com uma população estimada em 202 milhões de habitantes, mais de trinta e seis milhões de pessoas inscritas em programas assistenciais controlados pelo poder central, que vem desenvolvendo uma política ampla gradual de igualdades dos salários através da valorização do salário mínimo desvalorizando outros salários em relação parecendo tornar comum todos ganharem um salário mínimo no país BRASIL que parece renascer a dissolução da URSS.

  2. Joaquim Caldas disse:

    Foi extinta a URSS na Rússia,mas já conquistaram o ocidente,as Américas e o continente Africano.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *