Início » Cultura » É fundado o Exército Vermelho Soviético
Nesta Data

É fundado o Exército Vermelho Soviético

No dia 27 de fevereiro de 1918, Leon Trotsky funda o Exército Vermelho Soviético, a força militar encarregada de defender os bolcheviques

É fundado o Exército Vermelho Soviético
Trotsky durante a fundação do Exército Vermelho. Corporação foi extinta junto com a URSS em 1991 (Foto: Reprodução/InfoEscola)

O Exército Vermelho Soviético era uma força armada criada por Leon Trotsky durante a revolução russa para defender o lado bolchevique (esquerda) contra os mencheviques (direita), que eram representados pelo exército branco.

Trotsky fundou o Exército Vermelho no dia 27 de fevereiro de 1918, buscando recuperar o controle do governo central russo enquanto os estrangeiros e os brancos tentavam tomar o poder.

A vitória bolchevique consolida a formação da União Soviética, que tinha como sua força oficial o Exército Vermelho. Após o período de mobilização da revolução, o contingente da força militar foi reduzido e a população se preocupava apenas em reconstruir o país. Stalin ascendeu ao poder e fez mudanças em vários setores da política russa. Apenas as lideranças do exército passaram intactas nesse momento, graças a sua superioridade sobre os outros exércitos europeus nas décadas de 20 e 30, apesar da desconfiança do novo líder.

O aparecimento da máquina de guerra nazista ofuscou por um momento a competência do Exército Vermelho soviético. O triunfo soviético sobre os nazistas representou um grande esforço de seus soldados.

Em 1946, Stalin renomeou a sua força militar, que passou a se chamar Exército Soviético. Em 1991, com a queda da União Soviética, o exército foi extinto, apesar de seus líderes tentarem manter o regime.

Fontes:
InfoEscola-Exército Vermelho

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *