Início » Cultura » Entretenimento » Seriado alemão faz uma releitura do terceiro Reich
A geração da guerra

Seriado alemão faz uma releitura do terceiro Reich

Nova série de televisão ficcional sobre a Alemanha em tempos de guerra gera controvérsias

Seriado alemão faz uma releitura do terceiro Reich
“Unsere Mütter, unsere Väter” lembrou ao público que essa á a última chance de conversar com os sobreviventes (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Os espectadores da televisão alemã estão acostumados a assistir programas que exploram a era nazista e a Segunda Guerra Mundial. Mas um programa desse tipo raramente gerou tanto interesse e debate quanto a veiculação em meados de março de uma série dramática em três capítulos, “Unsere Mütter, unsere Väter” (Nossas mães, nossos pais), que acompanha a vida de cinco jovens alemães entre 1941 e 1945.

O enredo ficcional, baseado em uma pesquisa cuidadosa, teve uma audiência diária média de 7,6 milhões de espectadores. Os poucos sobreviventes da geração dos tempos de guerra alemães passaram subitamente a ser procurados por programas de entrevistas e jornais. Avôs e avós, que por anos foram mantidos em silêncio, ou que nunca foram perguntados, têm que lidar com perguntas sobre como tudo aquilo pode ter acontecido, como era viver naquela época e se testemunharam atrocidades. Algumas perguntas mais dolorosas sobre quem cometeu as atrocidades também estão sendo feitas.

Filmes como “A Lista de Schindler”, “Holocausto”, uma série de TV americana, e o filme alemão “A Queda”, que acompanha os últimos dias de Hitler, causaram espécie na Alemanha. No entanto, esses não engendraram o mesmo questionamento entre gerações. “Unsere Mütter, unsere Väter” lembrou ao público que essa á a última chance de conversar com os sobreviventes.

 

*Texto adaptado e traduzido da Economist por Eduardo Sá

Fontes:
The Economist-The war generation

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *