Início » Cultura » Estados Unidos reconhecem oficialmente a URSS
Nesta Data

Estados Unidos reconhecem oficialmente a URSS

A nação socialista já existia desde 1922 e acabou em 1991, após 46 de Guerra Fria

Estados Unidos reconhecem oficialmente a URSS
Brasão da URSS, que teve como mais famoso líder o linha-dura, Josef Stalin (Reprodução/Internet)

No dia 16 de novembro de 1933 os Estados Unidos reconheceram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas de forma oficial. O país, que viria a ser rival dos americanos na Guerra Fria, período entre o fim da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da URSS, já existia desde 1922.

Os dois países foram os grandes vitoriosos da segunda grande guerra e repartiram o mundo entre os países do bloco socialista, aliados à URSS, e os do bloco capitalista, aliados aos EUA. A União Soviética era governada de forma unipartidária, o partido comunista controlava o país. Seu mais conhecido líder foi Josef Stalin, que comandou a nação até o ano de sua morte em 1953. O governante era conhecido por ser um homem de punho firme e impiedoso com a oposição, quem contrariou seu governo foi deportado ou morto.

Durante os anos de Guerra Fria, o estado comunista gastou muito para ajudar seus aliados na briga pela influência sobre o mundo com os EUA, isso esgotou seus recursos. Nos últimos anos o país passou a se abrir para o capitalismo e, em 1991, suas unidades subnacionais se separaram, formando 16 diferentes países: Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Transcaucásia, Estônia, Lituânia, Letônia, Moldávia, Georgia, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Quirguizão e Tadjiquistão.

Fontes:
InfoEscola-União Soviética

1 Opinião

  1. Marluizo Pires Cruz disse:

    No dia 01 de janeiro de 2014 o Vice Presidente dos Estados Unidos falou aos ouvidos da eleita Presidenta do Brasil, seria essa a forma oficial dos americanos reconhecerem. O Governo da Presidenta que era rival dos americanos nas suas ideologias políticas, quando ela em disputa de luta defendia o modelo soviético de governar, no período em que repartiram o mundo entre os países do bloco socialista, aliados à URSS, e os do bloco capitalista, aliados aos EUA. A União Soviética era governada de forma uni partidária, o partido comunista controlava o país. O Brasil era do bloco capitalista, aliados aos EUA. Ela era uma jovem favorável ao modelo de governo do bloco socialista, aliados à URSS. Agora assumindo o poder de Presidenta do Brasil reconhecida publicamente pelos Estados Unidos em conversa aos ouvidos seria tentativa diligenciais que definirá o modelo de governo a adotar. Independentemente da conversa a Presidenta eleita demonstrou postura de candidatura independente, pois não demonstrou sair do país para solicitar apoio de países estrangeiros para candidatar, valeu o livre resultado das urnas, que esperamos continuar valendo com o multipartidarismo eleitoral.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *