article image
Em lugar algum a essência de um artista está mais presente do que no quarto (Reprodução)
Galeria de fotos

Estilo literário: 15 quartos de escritores famosos

Lemos biografias sobre eles, fazemos tour por suas casas, visitamos seus túmulos, tudo em um esforço para ganhar uma compreensão sobre seus talentos particulares

fonte | A A A

É verdade; nós achamos as vidas secretas dos outros fascinantes. Especialmente se esses outros forem escritores. Nós os conhecemos por seu trabalho, e ansiamos por aprender mais sobre eles como pessoas…

Sentimos uma afinidade com suas experiências ou com seus personagens e começamos a imaginar como suas vidas devem ser. Lemos biografias sobre eles, fazemos tour por suas casas, visitamos seus túmulos, tudo em um esforço para ganhar uma compreensão sobre seus talentos particulares. E em lugar algum a essência de um artista está mais presente do que no seu quarto de dormir. É aqui que se pode intuir bastante sobre o processo de um escritor. É a toca de um ermitão? Um espaço de trabalho? Será o lugar onde eles produzem seus melhores textos ou um lugar que lhes permite deixar o ofício de lado?

O que quer que seja, frequentemente é mais um espaço que nos lembra que, genialidade à parte, escritores são pessoas… iguais a você e eu.

1. Truman Capote: O quarto do autor em sua casa de verão nos Hamptons é simples, mas elegante.

2. Virginia Woolf : Cheia de detalhes — as estantes da casa abrigam a artística coleção de livros da autora, muitos dos quais ela encapou com papel colorido.

3. Ernest Hemingway: A luz inunda o quarto do ganhador do prêmio Nobel em sua casa em Key West.

4. Flannery O’Connor: A autora fez a maior parte da sua escrita na mesa do seu quarto. As muletas de alumínio eram usadas para ajudá-la a se locomover pela fazenda leiteira de seus pais.

5. Alexander Masters: O quarto deste escritor reflete seu processo — ele simplesmente acorda e começa a escrever. O crocodilo acima da sua cama é um talismã e foi usado na capa de seu livro Stuart: A Life Backwards.

6. William S. Burroughs: Patti Smith, amiga do escritor da geração Beat, se senta na cama no seu quarto no Bunker (como era conhecido o apartamento de Burroughs), na rua Bowery em Nova York.

7. Sylvia Plath: A vencedora do prêmio Pulitzer se hospedou por muitos meses no Barbizon Hotel para mulheres. Essa imagem é tirada de uma propaganda do hotel e sugere como o quarto de Plath poderia parecer naquela época.

8. Henry David Thoreau: Buscando uma vida simples, Thoreau mobiliou sua casa de seis metros quadrados com apenas o básico e necessário — uma cama, uma mesa e três cadeiras.

9. Victor Hugo : escuro, rico e vermelho — O quarto de Victor Hugo em sua casa na Place de Vosges em Paris é tudo que você esperaria de um escritor extremamente influenciado pelo Romantismo.

10. Emily Dickinson: A maior parte da escrita da poetisa foi feita em uma pequena escrivaninha em seu quarto.

11. Miranda Seymour: Outra autora que prefere escrever em uma pequena escrivaninha em seu quarto. Essa escritora tem dormido no mesmo quarto desde que tinha 14 anos.

12. Mary Roach: Era de se esperar algo um pouco mais macabro da autora de Stiff: The Curious Lives of Human Cadavers (Rígido: As vidas curiosas dos cadávere humanos), mas o quarto na casa artesanal da escritora em Oakland, Califórnia é simples e serena.

13. Marcel Proust: Vítima de asma e severas alergias, o quarto de Proust era uma obra de mestre em abrigo e reclusão. Todas as aberturas eram protegidas ou seladas, e as paredes e teto eram cobertos de cortiça para proteger o autor de poeira e barulho do mundo exterior.

14. Michael Morpurgo: Tecnicamente um quarto de escrever — o autor de War Horse (Cavalo de Guerra) desenhou esse quarto ao redor da cama, onde ele costuma escrever — manuscrito.

15. William Faulkner: Mais um escritório com uma cama — o ganhador do prêmio Nobel delineou o enredo de The Fable (Uma fábula) nas paredes do quarto e então envernizou suas notas para preservá-las.

De volta ao topo comentários: (6)

Sua Opinião

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Estado

Cidade

  1. yara vargas disse:

    Muito bom todos os comentários sobre os quartos de cada escritor, entretanto,a que mais gostei foi a dica para aqueles que gostam de cultura sobre a The Writer’s House ,a casa do escritor.Realmente é algo inovador em termos de Brasil e a escolha de Campos do Jordão para sediar este projeto inspirado num conceito igual americano e realmente a região está localizada entre diversas cidades literárias como Taubaté ,a capital da literatura infantil e a cidade de Monteiro Lobato.Também estive na Hub City -USA ,e pude ver o projeto literário da cidade Spartanburg, Carolina do Sul . Quando puder irei me inscrever no projeto brasileiro da The Writer’s House ,a casa do escritor em Campos do Jordão,e espero que me aceitem como escritora residente.

  2. TEREZA CAMPOS SALLES disse:

    Amei o site e os detalhes dos quartos dos escritores e poetisas.E como amante da literatura não poderia de deixar parabenizar o Curador brasileiro da THE WRITE’S HOUSE ,a casa do escritor inspirada no Hub City Writers Project americano .Quem tiver a oportunidade deve conhecer esse projeto inédito e inovador em nosso país,na estância de Campos do Jordão,SP .Participei in residence de um evento e foi muito interessante para minha carreira profissional e meu aperfeiçoamento literário. R

  3. carlos r.gonzales disse:

    The Writer House , casa do escritor um espaço com mais de mil metros quadrados e está situado no ponto mais alto do país com acesso de carro, infra-estrutura completa e estacionamento interno. The Writer House foi projetada para ser um lugar para os escritores e futuros escritores que virão para pensar, falar e escrever bem, e também para profissionais, executivos e empresas para desenvolverem processos criativos para as diversas áreas da arte , comunicação e marketing.
    The Writer House é um ambiente único, que oferece aos melhores escritores do país que fazem desta casa um lugar para discutir a arte e o ofício de seu trabalho na companhia de seus pares ; inspirado no Hub City Writers Project americano , vem a desempenhar um papel vital na vida cultural na estância de Campos do Jordão , Estado de São Paulo, Brasil, inclusive de forma objetiva na cena cultural internacional e de turismo literário.
    Venha conhecer The Writer House ,a casa do escritor projeto inovador , concebido e desenvolvido por empresas e profissionais de comunicação , marketing , turismo e conceituadas empresas de negócios .Um lugar de arte ,cultura literária próspera que continua a contar histórias exclusivas para leitores de todo o mundo de hoje e para o futuro.

  4. olbe disse:

    Interessantíssimo, vejam como o quarto de cada um combinam com o que eles foram. Adorei esta matéria

  5. Maria Thereza Medeiros disse:

    Amei, o asunto é meu. Os quartos combinam com cada um, muito interessante…

    Mandando para o meu mural, para que os meus queridos compartilhem este assunto tão
    interessante.
    Abraços,

    Maria Thereza P.M.Montenegro
    mthmontenegro26@yahoo.com.br

  6. Regina Caldas disse:

    Visitei, em 1985, a casa de Charles Dickens, em Londres. Muito singela e simples. Em seu quarto chamou-me a atenção o tamanho da cama: muito curta! É uma casa que lembra muito mais o início de sua carreira literária como jornalista, quando escrevia belos contos diários sobre o estilo dos habitantes mais humildes da cidade. (Retratos Londrinos).