O cinema foi criado em 1895 pelos irmãos Louis e Auguste Lumièrie e, desde então, encanta geração após geração. Com o passar do tempo, diversos inventores criavam equipamentos que permitiram uma melhor exibição.
Leia também: Estreou o primeiro filme totalmente falado
Contudo, ainda sem os maquinários necessários, os filmes eram lançados quase totalmente mudos (era comum o uso de músicos ou efeitos sonoros executados ao vivo). Nesse período, atores como Charles Chaplin conquistaram o público sem dizer uma palavra.
No ano de 1925, a empresa Western Eletric inventou o vitaphone. O aparelho revolucionou o cinema, pois permitia o uso sincronizado de som e imagem. A Warner Bros, companhia norte-americana, comprou o invento.
A aquisição possibilitou a Warner Bros o lançamento de mais de 2 mil curtas-metragens sonorizados. Contudo, o primeiro longa-metragem com som sincronizados foi ‘Don Juan’, que estreou no dia 6 de agosto de 1926, no cinema Warner, em Nova York.
Depois dele, todos os outros filmes passaram a ser sonorizados e sincronizados com a imagem. No ano seguinte, foi lançado o ‘O cantor de Jazz’ sendo o primeiro falado e cantado, mas não totalmente. Em 1928, o ‘Luzes de Nova York’ sendo o primeiro totalmente falado.
364 visualizações
236 visualizações
3 comentários
3 comentários