Início » Cultura » EUA abolem oficialmente a escravidão
Nesta Data

EUA abolem oficialmente a escravidão

Em 06 de dezembro de 1865, os EUA abolem formalmente a escravidão

EUA abolem oficialmente a escravidão
Abraham Lincoln foi o presidente responsável pela abolição nos EUA (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 06 de dezembro de 1865 os EUA aboliram oficialmente a escravidão no país. A décima terceira emenda à constituição proibiu e continua a proibir a escravidão e a servidão involuntária no país. Votada pelo congresso no dia 31 de janeiro de 1865, a emenda só foi ratificada no dia 06 de dezembro.

No dia 1 de janeiro de 1863, o então presidente Abraham Lincoln, havia assinado o “Ato de Emancipação”, ponto de partida para o fim da escravidão no país. No ato, Lincoln garantia o direito à libertação de aproximadamente 4 milhões de negros escravizados no país.

Na época o país vivia a Guerra de Secessão, que foi travada de 1861 a 1865 tentando unificar norte e sul do país, dividido pela questão do trabalho, pois o norte era o setor não-escravista e o sul era escravista. Por esse motivo, o ato assinado por Lincoln não representou a libertação oficial dos escravos no país, somente em 1865, com o fim da guerra civil, foi assinada a décima terceira emenda à constituição, garantindo assim o direito a liberdade.

1 Opinião

  1. Beraldo Dabés Filho disse:

    A forma como policiais brancos lá nos EEUU mataram, poucos dias atrás, um negro grande e obeso é abominável. Tão repugnante que a data da abolição oficial da escravidão nos EEUU, não deveria nem ser manchete em mídia alguma.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *