Início » Cultura » Federico García Lorca
Nesta data

Federico García Lorca

Em 19 de agosto de 1936, o poeta Federico García Lorca é assassinado durante a Guerra Civil Espanhola

Federico García Lorca
Estátua em homenagem ao poeta, em Madri, Espanha, erguida em 1986 (Foto: Wikimedia)

Federico García Lorca foi um poeta e dramaturgo espanhol, nascido em Fuente Vaqueros, na região de Granada, em cinco de junho de 1898. Levou para sua poesia a paisagem e os costumes de sua terra natal. Estudou Direito na Universidade de Granada, por pressão familiar. Sua vocação, porém, sempre foi a poesia.

Teve seu primeiro livro, “Impressões e Paisagens”, publicado em 1918. No ano seguinte, mudou-se para Madri, onde tornou-se amigo de vários artistas, como Luis Buñuel, Salvador Dali e Pedro Salinas. Em 1920 estreou no teatro, com a peça “O Malefício da Mariposa”, e em 1921 publicou “Livro de Poemas”.

Federico García Lorca é considerado um dos mais importantes escritores modernos de língua espanhola. Cantou através de versos com extrema sensibilidade a alma popular da Andaluzia.

Através de sua poesia, identificou-se com os mouros, judeus, negros e ciganos, que foram alvos de perseguições ao longo da história de sua região. O próprio Federico sentiu a discriminação com que os espanhóis da época trataram sua condição de homossexual. Nem por isso deixou de manifestar aversão aos fascistas e aos militares franquistas.

Viveu por dois anos em Nova York, onde escreveu poemas que só foram publicados após sua morte. De volta à Espanha, em 1931, criou e dirigiu a companhia teatral “La Barca”, que percorreu as aldeias de todo o país encenando autores famosos como Cervantes e Lope de Vega. Tornou-se também um grande dramaturgo, e criou peças que ficaram conhecidas no mundo inteiro. Entre suas obras mais encenadas estão “Bodas de Sangue” (1933), uma história verdadeira de ciúme e morte entre camponeses de Andaluzia, peça teatral que abriu uma nova era no teatro moderno da época. Escreveu “Yerma” (1934) e “A Casa de Bernardo e Alba” (1936), que ficaram conhecidas em diversos países.

A poesia de Garcia Lorca é simples e direta, e seu estilo doce e comovente encanta gerações de leitores. Sua poesia tocante também registrou o modo de viver das pessoas mais simples e buscou resistir contra todo tipo de opressão.

Em 1934, já era o mais famoso poeta e dramaturgo espanhol vivo. No dia 19 de agosto de 1936, no auge de sua produção intelectual, foi fuzilado em Granada, por militantes franquistas, no início da Guerra Civil Espanhola, tornando-se o símbolo da vítima dos regimes totalitários.

Fontes:
E-biografias - Federico García Lorca
Uol Educação - Federico García Lorca

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *