Início » Cultura » Foi assinada a carta de São Francisco
NESTA DATA

Foi assinada a carta de São Francisco

Em 26 de junho de 1945, é assinado por 50 países o documento que deu o primeiro passo para a criação da ONU

Foi assinada a carta de São Francisco
A carta de São Francisco foi o primeiro passo para a criação da ONU (Foto: Wikipedia)

No dia 26 de junho de 1945, a carta das Nações Unidas, também conhecida como carta de São Francisco, é assinada por 50 países no encerramento da Conferência de São Francisco.  A ideia de criar uma comunidade internacional veio durante a Segunda Guerra Mundial, após o fracasso da Liga das Nações criada após a Primeira Guerra Mundial, sendo defendida pelo ex-presidente americano Franklin Roosevelt e pelo ex-premiê inglês Winston Churchill.

Com o objetivo de manter a paz internacional, representantes de 50 países redigiram a carta de São Francisco. Os termos estabelecidos na carta entraram em vigor no dia 24 de outubro, quando é comemorado o dia das Nações Unidas. Essa reunião foi importante pois foi o primeiro passo para a criação da Organização das Nações Unidas, a ONU.  Naquela época, foram estabelecidos os cinco órgãos fundamentais que formam a base da ONU.

Atualmente, dos 193 países do mundo, apenas dois não fazem parte da ONU: Vaticano e Taiwan. A nação mais recente a ser aceita como membro da organização foi o Sudão do Sul, que se declarou independente do Sudão em 9 de julho de 2011 e entrou para a ONU em 14 de julho de 2011.

Fontes:
BrasilEscola-Segunda Guerra Mundial - Acordos de Paz
DW-1945: Assinada Carta das Nações Unidas

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. kalil Saliba disse:

    Letra morta.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *