Início » Cultura » Foi assinado o Tratado de Nanquim
Nesta data

Foi assinado o Tratado de Nanquim

No dia 29 de agosto de 1842, chegou ao fim a primeira Guerra do Ópio

Foi assinado o Tratado de Nanquim
A Grã-Bretanha enviou navios de guerra e soldados para o conflito e saiu vitoriosa (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O conflito entre Grã-Bretanha, apoiada pela França, e China começou por conta dos esforços dos chineses em terminar com o comércio de ópio em seu território.

No século XIX, os países europeus só podiam fazer comércio com os chineses indiretamente, por meio do porto de Cantão. Por conta disso, o governo chinês estabelecia altas cotas de produtos e preços.

Para driblar essas medidas protecionistas, os ingleses começaram a exportar ópio ilegalmente para o território chinês. Essa atitude levou autoridades chinesas a mandar uma carta para a Rainha Vitória I da Inglaterra protestando contra o tráfico de drogas, a destruir o estoque de ópio do porto de Cantão, que era equivalente a um ano de comércio.

A ação dos chineses resultou no início dos conflitos, em 1839. A Grã-Bretanha enviou navios e soldados ao Oriente e, como era mais bem equipada, acabou vencendo a primeira guerra do ópio, em 1842.

Com a vitória, os ingleses obrigaram a China a assinar o tratado de Nanquim. Esse acordo fez com que a os ingleses tivessem privilégios comerciais com a China. Além disso, a China foi obrigada a abrir cinco portos (Cantão, Amói, Fuchou, Ningpo e Xangai) ao livre comércio, a pagar indenização de guerra aos ingleses e a ceder a ilha de Hong Kong por 100 anos para a Grã-Bretanha.

Fontes:
MundoEstranho-O que foi a Guerra do Ópio?
SóHistória-Guerras do Ópio
SuaPesquisa-Guerra do ópio
InfoEscola-Guerra do Ópio

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *